Óleos essenciais: quais são os benefícios da aromaterapia
Óleos essenciais podem combater insônia, estresse, ansiedade, dor de cabeça, depressão
Capazes de recuperar memórias, por conta das conexões criadas pelo sistema olfativo com partes do cérebro, os óleos essenciais podem causar um efeito profundo em nossas habilidades emocionais.
Além disso, os óleos essenciais de plantas, quando utilizado terapeuticamente, também podem desempenhar um papel importante no bem-estar.
Prática milenar, a aromaterapia se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para tratar quadros de indisposições mentais ou físicas, restabelecendo o equilíbrio entre mente, corpo e espírito.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Diversos estudos comprovam os efeitos positivos dos óleos naturais. Na Alemanha, por exemplo, o óleo essencial de lavanda foi aprovado como medicamento para tratar ansiedade e foi constatado que ele tem efeito superior à medicação alopática tradicional para transtorno de ansiedade.
Confira as propriedades e benefícios proporcionados pelos óleos essenciais:
Óleo de laranja
É um estimulante que tem qualidades antidepressivas. Ele também é conhecido por seu papel no tratamento de distúrbios digestivos.
Óleo de eucalipto
Inalar o vapor do óleo de eucalipto ajuda a limpar as vias respiratórias.
Óleo de lavanda
Além de ser calmante, quando usado em combinação com óleo de hortelã-pimenta, pode também aliviar a dor muscular.
Óleo de sândalo
É indicado para acalmar a mente e as emoções, sendo muito utilizado para aliviar a depressão, insônia e ansiedade. E ainda, é indicado para infecções urinárias e cistites e para o tratamento de doenças pulmonares como bronquite, tosse seca e também dor de garganta.
Óleo de cravo
Além de ser expectorante natural, tem ação antifúngica que combate frieiras e micoses. Gargarejo com uma gota de óleo de cravo neutraliza o mau hálito e alivia a dor de garganta.
Óleo de capim limão
É um bactericida poderoso, importante no tratamento de problemas de pele, poros dilatados e acne.
Óleo de hortelã-pimenta
Óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a tratar dores de estômago, dificuldade para respirar, dor de cabeça e febre.
Óleo de gerânio
Corrige os desequilíbrios hormonais e reduzir a retenção de água.
Óleo de camomila
O doce aroma do óleo de camomila ajuda a relaxar com suas propriedades calmantes, eliminando tensão, raiva e medo, e trazendo sensação de bem-estar e conforto.
Óleo de jasmim
Atua como antidepressivo, analgésico de forma suave, anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante. Pode ser usado no tratamento de dores de cabeça, insônia e estado nervoso associado a TPM.
Óleo de alecrim
Com ação estimulante, o óleo ajuda a melhorar a memória e a concentração e ainda auxilia no tratamento de de enxaquecas, pressão baixa e retenção de líquidos.