Olimpíada 2016: 11 oficinas para trabalhar o esporte na educação
As competições das Olimpíadas do Rio de Janeiro se encerram neste fim de semana – mas isso não significa que o tema do esporte aliado à educação integral sairá das quadras, das organizações da sociedade civil (OSCs) e das salas de aula. Isso não só porque o esporte e a atividade física integram as ações voltadas para o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, mas também porque, em setembro, o espírito olímpico volta à pauta, com o início dos Jogos Paralímpicos no dia 7.
Que tal trabalhar o esporte com seus alunos e ajudar a transmitir valores, como promoção da saúde, concentração e disciplina, desenvolvimento social, valorização de preceitos éticos e morais e ainda contribuir para o desenvolvimento cognitivo, corporal e psicomotor?
A plataforma Educação&Participação selecionou oficinas que trabalham de perto o esporte em 4 modalidades que competem nesta terça-feira, dia 16 – mas você pode encontrar mais sugestões no nosso Banco de Oficinas, nas categorias “Esportes” e “Jogos e brincadeiras”.
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- Melhores apps de apostas: Confira a nossa lista atualizada
- Estratégias simples para lidar com a ansiedade causada pelo Enem
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
Vôlei
O vôlei feminino do Brasil disputa as quartas de final nesta terça à noite contra a China, e vôlei de praia há duplas brasileiras disputando as semifinais. Pode ser uma boa ideia utilizar o momento para trabalhar oficinas com destaque a esse esporte.
Voleibol – cooperação e trabalho coletivo
Com balões, rede, bola de vôlei e computador com acesso à internet, a oficina traz os fundamentos do jogo e permite ampliar o repertório sobre a modalidade com diferentes movimentos corporais e trabalho em equipe.
Um vôlei para muitos
Introduzindo algumas modificações na modalidade, essa oficina possibilita desenvolver flexibilidade de pensamento para modificar e assumir regras não padronizadas, criar soluções inusitadas e ainda promover a inclusão de pessoas.
Atletismo
As competições desta terça-feira trazem várias provas de atletismo: 5 mil metros rasos, salto com vara, salto triplo, 100 metros com barreiras etc. Os fundamentos de algumas delas podem ser apresentados na quadra ou em espaços de recreação com essas oficinas.
Corrida de velocidade e de obstáculos
A oficina traz uma vivência de gestos motores básicos dessas modalidades do atletismo e ajuda a desenvolver resistência corporal, coordenação, velocidade e espírito de equipe, além do controle sobre os próprios movimentos.
Corrida: a velocidade possível
A oficina traz um conjunto de atividades que visa oferecer vivências esportivas de corrida, ampliando a capacidade física dos alunos e estimulando a atividade regular de corrida ou caminhada. Há também dicas de aquecimento.
Basquete e futebol
Apesar de o time brasileiro feminino de basquete ter sido eliminado, o basquete estará entre os destaques desse dia 16, trazendo nada menos que quatro partidas das quartas de final. Enquanto isso, o futebol feminino disputa a semifinal contra a Suécia. É uma oportunidade de trabalhar ambas as modalidades, o espírito de competição e a necessidade de aceitar e avaliar derrotas e vitórias de forma madura.
Gol gigante
Com bola e giz, essa versão adaptada de futsal permite a participação de um número maior de jogadores, com mais de dois goleiros, equipes e subequipes, contribuindo para a flexibilidade de raciocínio e a capacidade de se adaptar a novas situações.
Jogo coordenado
Um jogo adaptado de basquete é a base dessa oficina, com a proposta de trabalhar a coordenação motora e a consciência de que ela constitui uma das capacidades físicas que podem ser desenvolvidas para obter uma melhor qualidade de vida.
>> Veja aqui a notícia completa, com todas as oficinas de esportes disponíveis na plataforma Educação&Participação.