Os riscos de comer alguns tipos de alimentos depois das 21h, segundo pesquisa

Entenda os efeitos que alguns tipos de alimento podem causar à saúde

Estudo destaca os riscos de comer alguns tipos de alimentos após às 21h – iStock/Getty Images
Créditos: Brothers91/istock
Estudo destaca os riscos de comer alguns tipos de alimentos após às 21h – iStock/Getty Images

Para preservar a saúde no longo prazo, é essencial observar essas recomendações, incorporando hábitos alimentares saudáveis, equilibrados e em horários adequados.

Comer petiscos e lanches após as 21 horas, principalmente os prontos e industrializados, pode trazer danos à saúde, revela estudo realizado por pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido.

Isso porque, segundo os pesquisadores, tanto o horário das refeições, como a qualidade dos alimentos, tem impacto direto para a saúde. A análise levou em conta dados de um grupo de mil pessoas, majoritariamente do sexo feminino.

Riscos causados por alguns alimentos

A forma como obtiveram esses dados foi por meio de análises clínicas dos indivíduos e de questionários detalhados acerca de suas rotinas alimentares.

Na análise, ficou claro que aproximadamente 95% dos participantes faziam pelo menos uma refeição diária composta por petiscos, correspondendo a cerca de 22% de sua ingestão total de alimentos.

Já os voluntários que consumiam lanchinhos durante a noite apresentaram índices de saúde piores em comparação a quem também incorporava lanches industrializados em sua dieta, todavia em outros horários. Não por acaso, aqueles que faziam lanches após as 21 horas ostentavam índices mais elevados de hemoglobina glicada (um pré-indicador de diabetes); glicose pós-prandial (outro sinal de desequilíbrio de insulina); e triglicerídeos pós-prandial (excesso de gordura no sangue que pode indicar aterosclerose).

Não aos processados

Kate Bermingham, nutricionista e líder do estudo, chama a atenção para importância da qualidade dos lanchinhos utilizados em detrimento da quantidade e frequência de seu uso. Por isso, priorizar alimentos de alta qualidade, evitando opções altamente processadas, é um passo importante para a manutenção da saúde.

O horário das refeições também impacta de modo significativo a saúde, já que o lanches noturnos podem ser especialmente prejudiciais para o organismo. Isso ocorre pois comer tarde da noite diminui o período de jejum noturno, momento em que o corpo habitualmente ajusta os níveis de açúcar.