Os sintomas da doença de fácil transmissão que pode levar o cachorro à morte
A doença ocasiona sintomas notáveis nos animais, como manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, perda de apetite, e pode até mesmo ser fatal
A doença do carrapato é uma das principais preocupações de pais e mães de pets, afinal, ela pode trazer diversas complicações à saúde do animal. Transmitida principalmente pela picada do carrapato marrom, os sintomas podem variar e todo cuidado é pouco.
A doença ocasiona sintomas notáveis nos animais, como coloração amarela na pele, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Entender mais sobre essa condição é crucial para a prevenção e o tratamento correto.
Ao contrário do que muitos pensam, a doença do carrapato não é transmitida diretamente de um cão para outro, mas sim por meio do carrapato, que é um hospedeiro do agente causador da doença.
- Cintia Abravanel expõe releitura de árvore de Natal no Terminal Pinheiros, em São Paulo
- Beber água na garrafa de plástico aumenta a pressão? Veja o que diz a ciência
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
O carrapato infectado, ao se alimentar do sangue do cão, transmite bactérias ou protozoários que posteriormente invadem a corrente sanguínea do animal.
Quais são os sintomas e tratamentos para a doença do carrapato?
A doença do carrapato pode manifestar diversos sintomas no animal, tais como:
- febre;
- apatia;
- anorexia;
- cansaço;
- falta de apetite;
- perda de peso;
- sangramento nasal;
- manchas vermelhas pelo corpo;
- coloração amarelada na pele;
- mucosas;
- alterações oftalmológicas e neurológicas.
O tratamento, geralmente, envolve o uso de antibióticos e controle de ectoparasitas. Quanto antes o animal acabar sendo diagnosticado, melhor. O recomendado é agir rapidamente e levar o animal ao veterinário.
As consequências da doença do carrapato
Complicações podem ocorrer caso a doença do carrapato não seja tratada da forma correta e no tempo adequado. Além dos sintomas já mencionados, os animais podem chegar a desenvolver problemas mais sérios como icterícia, erliquiose e babesiose canina.
Além disso, quando o cachorro pega carrapato, ele também pode desenvolver outras doenças perigosas, como anaplasmose, febre maculosa e doença de Lyme.
Compreender os sintomas, as formas de transmissão e o tratamento da doença do carrapato é fundamental para proteger seu pet. A melhor precaução acaba sendo manter o ambiente limpo, evitar locais com alta incidência deste parasita e realizar check-ups regulares com o veterinário.
Doença do carrapato é transmissível para os humanos?
Os humanos também podem ser afetados por carrapatos, porém a doença não é contagiosa, ou seja, um humano não pode ser infectado através do contato com um animal doente.
No entanto, o contato direto com o carrapato pode ocasionar a transmissão da doença.