“Papo de Meninas” promove encontro de jovens adolescentes para sessão tira-dúvidas
Programação tem entrada Catraca Livre[/img]
Perguntas e respostas sobre saúde, relacionamento familiar, pessoal, afetivo, sexual, autoestima e sonhos típicos das adolescentes dão o tom do encontro batizado como “Papo de Meninas”.
O objetivo desta iniciativa é dar apoio com orientação prática e emocional para as meninas em transição para a fase “mulher”, quando muitas iniciam suas experiências sexuais. Segundo a presidente do Instituto Agires (realizador do projeto Casa de Cultura e Cidadania), Heloisa Melillo, a região da Vila Guacuri e seu entorno apresenta um dos maiores índices de gravidez na adolescência do Estado de São Paulo, conforme dados apontados pelo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS).
No entanto, na Casa de Cultura e Cidadania, em seis anos de atividade, tem conseguido reverter esta estatística para próximo de zero, devido ao trabalhado de conscientização feito com as jovens. “Na Casa de Cultura elas aprendem a planejar todos os sonhos e a evitar contratempos que podem mudar o rumo das realizações”, diz Heloisa. O encontro reunirá meninas com idade entre 14 e 18 anos, e as interessadas devem se inscrever na Casa de Cultura e Cidadania.