Para novo papel, ator de ‘Thor’ faz dieta das 500 calorias por dia; saiba os riscos
Com a chegada do verão, muitas pessoas decidem começar uma nova dieta, atitude que, nem sempre, significa fazer escolhas mais saudáveis e conscientes. Algumas soluções alimentares prometem perda rápida de peso, que é o caso da dieta da moda que prevê o consumo de apenas 500 calorias por dia. No entanto, médicos alertam sobre os riscos desse regime.
O ator Chris Hemsworth, mais conhecido por interpretar o personagem Thor da franquia da Marvel, por exemplo, seguiu essa dieta para atuar no filme “No Coração do Mar”, adaptação do clássico Moby Dick. Ele declarou estar ingerindo de 500 a 600 calorias por dia.
Em uma imagem divulgada no Instagram em que aparece esquelético, o ator escreveu: “Acabo de experimentar um nova dieta/treino chamado ‘perdido no mar’. Não recomendaria”.
- Qual o melhor momento do dia para tomar vitamina B12?
- Dieta low carb pode aumentar o risco de diabetes, aponta estudo
- Esta dieta para emagrecimento pode aumentar o colesterol
- Esta dieta pode acabar com as ondas de calor da menopausa
É claro que, no caso dele, a dieta, mais conhecida pelo nome em inglês, “a very low calorie diet” (dieta muito pouco calórica), foi acompanhada de perto por especialistas. Lembrando que a orientação médica é consumir em média 2 mil calorias diariamente.
“Esta quantidade tão reduzida de energia faz com que a pessoa sinta muita fome e mal-estar, fazendo com que seguir essa dieta seja muito difícil”, explica o médico nutrólogo Roberto Navarro no site “Minha Vida“. “Ao realizar uma dieta de 500 calorias sem real necessidade pode levar à hipoglicemia, desmaios, náuseas, irritabilidade extrema e perda de massa muscular”.
Médicos alertam que, com uma dieta com 800 calorias ou menos por dia, não é possível obter todas as vitaminas necessárias. Eles explicam que, em geral, o mais indicado é seguir dietas menos radicais.