Paralisia estomacal: os sintomas de condição causada pelo Ozempic

Usuária que fazia uso medicação teve problemas gastrointestinais contínuos e foi levada para o pronto-socorro várias vezes

Os fabricantes de Ozempic e Mounjaro estão sendo processados ​​por alegações de que as drogas podem causar gastroparesia ou “paralisia estomacal”. Os medicamentos se destinam ao tratamento contra o diabetes, mas têm sido populares para perda de peso.

A usuária de 44 anos, que move o processo, afirma ter diabetes tipo 2. Ela teria usado o Ozempic antes de mudar para o Mounjaro em julho de 2023, após mais de um ano sofrendo com problemas estomacais graves.

Usuária do Ozempic e Mounjaro processa fabricantes
Créditos: asikkk/istock
Usuária do Ozempic e Mounjaro processa fabricantes

Ela alega que os medicamentos a levaram a desenvolver gastroparesia com sintomas tão graves que ela foi levada ao pronto-socorro várias vezes e vomitou tanto que perdeu os dentes.

Os advogados responsáveis pelo caso afirmam que as empresas falharam em alertar adequadamente os consumidores sobre os possíveis riscos de problemas estomacais graves

Riscos dos medicamentos

Ozempic é um medicamento desenvolvido para pessoas com diabetes tipo 2, mas se tornou amplamente popular como medicamento para perda de peso. A popularidade do medicamento aumentou tão rapidamente nos últimos meses que chegou a ficar em falta nas farmácias.

Alguns especialistas alertam que estes medicamentos não estão disponíveis há tempo suficiente para estudar os efeitos a longo prazo e provavelmente estão sendo mal utilizados por alguns como uma maneira rápida de perder alguns quilos.

As drogas imitam um hormônio natural, o GLP-1, que retarda a passagem dos alimentos pelo estômago, fazendo com que as pessoas se sintam satisfeitas por mais tempo.

No entanto, problemas começam a surgir se os medicamentos desacelerarem demais o estômago, fazendo com que alguns desenvolvam gastroparesia.

O que é gastropresia?

A gastroparesia é uma condição que retarda ou interrompe o movimento do alimento do estômago para o intestino delgado, mesmo que não haja bloqueio.

Nesses casos, a endoscopia mostra estômagos cheios de alimentos de dias anteriores, o que é incomum, já que normalmente menos de 10% dos alimentos consumidos são deixados no estômago quatro horas após uma refeição.

De acordo com a Rede D’or, os sintomas da gastroparesia incluem:

  • saciedade precoce – mesmo quando se alimenta pouco, o paciente já se sente “cheio”;
  • sensação constante de barriga cheia;
  • sensação de barriga pesada;
  • desconforto abdominal;
  • estufamento abdominal;
  • gases;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • mau hálito.