Passeio com o pet traz benefícios para a saúde física do animal e do tutor
Passeios com o animal de estimação pode trazer diversos benefícios à saúde do animal e do próprio tutor, indica especialista

O dublador Vitor Paranhos , de 38 anos, sempre teve o costume de caminhar quilômetros com sua cadelinha disposta Magali , de 11 anos.
Moradores do bairro da Aclimação, em São Paulo, os amigos inseparáveis praticavam uma atividade todos os dias como se fossem maratonistas profissionais.
Além de ser uma responsabilidade com o pet, o passeio também foi considerado uma prática de exercício físico para Vitor, que sempre foi uma pessoa bastante focada na saúde.
- Como reconhecer os sinais iniciais do Parkinson e buscar ajuda a tempo?
- CIEE abre vagas em curso gratuito sobre mercado financeiro
- É possível aprender a ser feliz! Conheça 5 cursos sobre felicidade
- Caltech disponibiliza acesso a 13 cursos gratuitos; veja lista
No entanto, em maio de 2023, essa rotina mudou significativamente quando Magali parou de andar de repente. A cachorrinha foi acesa com uma hérnia de disco silenciosa, que paralisou seu corpo da barriga para baixo.
Ela passou por diversas intervenções cirúrgicas e, embora alguns resultados tenham sido positivos — como a recuperação dos movimentos do rabo — seu estado era irreversível.
Com a nova condição de Magali, Vitor precisou se adaptar para manter a rotina diária de – exercícios – passeios. As patinhas foram ‘substituídas’ por uma cadeira de rodas cor-de-rosa, os quilômetros por quarteirões e as horas, por minutos.
Passeio com os animais de estimação e os benefícios à saúde
André Della Creche, profissional de educação física e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP, afirma que a prática de passeio com o pet pode trazer diversos benefícios à saúde do animal e do próprio tutor. “Embora as espécies sejam diferentes, o sistema do ser humano e do animal são semelhantes, então a prática é benéfica para ambos e age diretamente no condicionamento aeróbico, que é o sistema responsável pelo bom funcionamento do coração e dos pulmões.”
Além dos benefícios internos, o hábito também contribui para a saúde física, especialmente para quem está em um processo de emagrecimento. “É um ponto de partida para se criar uma rotina de exercícios que vai influenciar na perda de peso, caso esse seja o objetivo. Assim como as pessoas, muitos animais de estimação também sofrem de sedentarismo e obesidade, então é um benefício duplo”, destaca André.
Por fim, o profissional também enfatiza que a companhia do pet torna uma atividade ainda mais prazerosa. “A serotonina, que é o hormônio responsável pela nossa felicidade, é duas vezes mais durante o passeio, já que ela está ativada tanto na caminhada quanto com a companhia do animal de estimação.”
Outras dicas de Saúde na Catraca Livre
Ao contrário do que se imagina, uma dieta sem nada de origem animal pode ser barata. Comumente associado a um estilo devida caro, por conta dos produtos especiais no cardápio, o veganismo pode, sim, ser uma opção acessível.
Grãos integrais, hortaliças e frutas frescas, além de possuírem todos os nutrientes para o funcionamento do corpo, são apenas algumas alternativas saudáveis, sustentáveis e econômicas. Por isso, saiba como seguir uma dieta vegana barata e acessível.