Passo a passo para usar a máscara do jeito certo

Veja como colocar, higienizar e descartar corretamente o acessório 

Por: Publi

Assim como o capacete é importante para o ciclista durante uma competição e o cinto de segurança para o piloto de corrida, o uso de máscaras tornou-se essencial para usarmos no dia a dia durante o combate ao novo coronavírus.

Com o objetivo de aumentar a conscientização no país, o movimento Todos Pela Saúde,  idealizado pelo Itaú Unibanco, busca alertar a população sobre a necessidade dos cuidados com a máscara. Especialistas informam que se as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) forem seguidas, a expansão no contágio do vírus diminui, sendo possível salvar milhares de vidas.

Para entender o nível de proteção das máscaras caseiras, um estudo do projeto Respire!, uma iniciativa do Centro de Inovação da USP (Universidade de São Paulo), analisou a capacidade de filtragem do acessório quando entra em contato com partículas menores do vírus.

Resultado do nível de proteção dos tecidos:

  • Algodão (usar 2 camadas ou mais) – oferece 76,86% de proteção
  • TNT (usar 2 camadas ou mais) – oferece 55% de proteção

O Ministério da Saúde deu instruções para quem quer fazer o acessório em casa. A recomendação indica peças como camisetas de algodão, bandanas, tecidos como lençóis de cama, fronha de travesseiro ou TNT. É preciso que elas sejam produzidas com camada dupla, tornando a barreira protetiva mais resistente contra o vírus.

Crédito: Ministério da SaúdeEntre no site do Todos Pela Saúde e aprenda a fazer uma máscara caseira

Vale lembrar que o uso máximo é de duas horas e após esse período, o material deve ser higienizado. O primeiro passo é deixar de molho por cerca de 30 minutos em um recipiente com água sanitária. Na sequência, o ideal é lavar com água e sabão, enxaguar e esperar secar. Por último, usar o ferro de passar quente e depois guardar em um local limpo, ok?

Independente do tipo, só colocar a máscara não evita que você contraia o vírus. É preciso usar da forma correta para evitar a contaminação. Vem com a gente entender como fazer:

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, as plataformas digitais do  Todos Pela Saúde esclarecem e ensinam medidas de prevenção.