CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Passo a passo para usar a máscara do jeito certo

Veja como colocar, higienizar e descartar corretamente o acessório 

Por: Publi

Assim como o capacete é importante para o ciclista durante uma competição e o cinto de segurança para o piloto de corrida, o uso de máscaras tornou-se essencial para usarmos no dia a dia durante o combate ao novo coronavírus.

Com o objetivo de aumentar a conscientização no país, o movimento Todos Pela Saúde,  idealizado pelo Itaú Unibanco, busca alertar a população sobre a necessidade dos cuidados com a máscara. Especialistas informam que se as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) forem seguidas, a expansão no contágio do vírus diminui, sendo possível salvar milhares de vidas.

Para entender o nível de proteção das máscaras caseiras, um estudo do projeto Respire!, uma iniciativa do Centro de Inovação da USP (Universidade de São Paulo), analisou a capacidade de filtragem do acessório quando entra em contato com partículas menores do vírus.

Resultado do nível de proteção dos tecidos:

  • Algodão (usar 2 camadas ou mais) – oferece 76,86% de proteção
  • TNT (usar 2 camadas ou mais) – oferece 55% de proteção

O Ministério da Saúde deu instruções para quem quer fazer o acessório em casa. A recomendação indica peças como camisetas de algodão, bandanas, tecidos como lençóis de cama, fronha de travesseiro ou TNT. É preciso que elas sejam produzidas com camada dupla, tornando a barreira protetiva mais resistente contra o vírus.

Crédito: Ministério da SaúdeEntre no site do Todos Pela Saúde e aprenda a fazer uma máscara caseira

Vale lembrar que o uso máximo é de duas horas e após esse período, o material deve ser higienizado. O primeiro passo é deixar de molho por cerca de 30 minutos em um recipiente com água sanitária. Na sequência, o ideal é lavar com água e sabão, enxaguar e esperar secar. Por último, usar o ferro de passar quente e depois guardar em um local limpo, ok?

Independente do tipo, só colocar a máscara não evita que você contraia o vírus. É preciso usar da forma correta para evitar a contaminação. Vem com a gente entender como fazer:

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, as plataformas digitais do  Todos Pela Saúde esclarecem e ensinam medidas de prevenção.

1
Atividades divertidas para entreter as crianças durante a pandemia de coronavírus
O isolamento social imposto pelo do novo coronavírus é um desafio para nós e para as crianças também. Com as …
2
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
3
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
4
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
5
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
6
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
7
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
8
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …