Pediatra Daniel Becker explica sobre constipação nos bebês
Do nosso parceiro Criar e Crescer
No vídeo publicado no dia 28 de fevereiro no canal Criar e Crescer, que trata da maternidade, paternidade e infância para os novos tempos, o pediatra Daniel Becker aborda um assunto que gera dúvidas e preocupação nos pais: a constipação intestinal dos bebês. Apesar de muito comum, essa é uma situação que muitas vezes assombra as famílias.
Daniel diz que na pediatria os médicos brincam que os bebês “vão de -8 a +8”, podendo, às vezes, evacuar até oito vezes num único dia, ou passar dias sem fazer cocô. Mas tudo isso é normal, faz parte da vida de um bebê.
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
No entanto, sabe-se que a constipação pode ser incômoda para os pequenos. Isso porque quando há presença de fezes no reto (última parte do intestino), ele se dilata e o bebê, no reflexo, contrai a barriga, comprimindo o diafragma e emitindo alguns sons, como gemidos. Quando fica muito frequente, essas contrações podem irritar e causar desconforto.
Para ajudá-lo em casos como este, os pais podem fazer massagem – no vídeo Daniel ensina algumas opções e o passo a passo. Também orienta a deixar o bebê numa posição verticalizada, que facilite a evacuação. Sentado, por exemplo.
Outro recurso é deitar o bebê e, com um algodão molhado com água morna, fazer movimentos suaves na região do ânus. Em último caso, ele aconselha o uso de supositório de glicerina infantil.
Confira o vídeo na íntegra:
Leia Mais: