Pedras de contar histórias: veja recurso que estimula a linguagem
Trabalhar a linguagem das crianças e sua capacidade de contar histórias é fundamental para o seu desenvolvimento. E um dos recursos que podem ser muito úteis nesse processo são as pedras de contas histórias, apresentadas pelo site Criando com Apego.
Indicado para crianças a partir de três anos, o recurso consiste em um conjunto de pedras, pintado pela criança ou conjuntamente pela família, que trará elementos variados ilustrados em cada peça. Com eles, a criança pode ser estimulada a desenvolver seu vocabulário, nomeando os desenhos, a inventar histórias e até a exercitar a organização dos elementos em categorias específicas.
Para brincar, uma recomendação é manter as pedras todas dentro de um saquinho. Então, o pai ou a mãe tira de três a cinco elementos e inventa uma história com eles, pontuando a narrativa com expressões como “depois”, “então”, “era uma vez” etc. Uma vez que o pequeno tenha entendido o processo, é a vez de ele experimentar.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- FGV oferece mais de 200 cursos gratuitos 100% online; veja como se inscrever
- 153 cursos gratuitos online da FGV
- FGV disponibiliza mais de 100 cursos gratuitos; veja a lista
Segundo o site Criando com Apego, entre os principais benefícios de contar histórias com as pedras estão o desenvolvimento da oralidade, da escuta e da concentração da criança; a aproximação com a natureza; o estímulo a um aprimoramento da linguagem; o favorecimento da criatividade; o desenvolvimento da autoestima da criança; e pensar soluções para dar continuidade à narrativa.
A matéria também sugere outras formas de utilizar o recurso. Acesse na íntegra aqui.
Leia mais: