‘Perdi o cabelo, não a cabeça’, diz Edson Celulari sobre câncer
Há um ano, o ator Edson Celulari recebia a notícia de que tinha um linfoma não-Hodgkin, câncer que afeta o sistema de defesa do organismo. Sete meses depois, o tratamento o curou da doença. Em entrevista ao jornal Extra, ele conta que a força do amor dos filhos Enzo e Sophia, e o apoio da mulher Karin Roepke, 34, foram ingredientes fundamentais na luta contra o câncer.
Segundo o ator, seus filhos o acompanharam durante todo o pesado tratamento, com sessões de quimioterapia e radioterapia, que tem diversos efeitos colaterais, como a queda de cabelo.
“Não fiquei esperando aqueles tufos no travesseiro, chamei Wanderley Nunes, meu amigo, que corta meu cabelo há muito tempo. Sophia, que estava em casa por ser dia de visita dela, raspou minha cabeça junto com ele. Ao me ver careca, falei: ‘Que personagem interessante… Não me lembrava como era o formato da minha cabeça, dos meus ossos…’. Perdi o cabelo, não minha cabeça. A vaidade ficou ali, bem calminha, na dela, porque a prioridade era a vida”, lembra Celulari ao Extra.
- Ter algum destes 4 sintomas comuns pode indicar que você está com diabetes
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
Ele ainda teve que lidar com outras consequências do tratamento, como enjoos, perda temporária do paladar e olfato, fraqueza das unhas e mudança na cor da pele, mas seguiu confiante. O ator conta que o medo de morrer surgiu apenas no momento em que recebeu a notícia da doença.
“Depois que o diagnóstico foi fechado, não tive mais receio. O meu tipo de câncer era comum, já com protocolo pronto, bem utilizado, com 91% de chance de bons resultados. Então, comecei logo”, revela.
Hoje curado, Celulari pratica atividades físicas todos os dias para manter a imunidade alta, toma uma série de vitaminas e precisa ter cuidado com gripe, evitar carne crua e ferver o leite. Ainda não pode tomar sol por conta de um resquício do tratamento, mas anda com guarda-sol e protetor.
Leia a entrevista na íntegra.