Pesquisa aponta que embalagens plásticas podem causar doenças

Por: Redação | Comunicar erro

A revista médica The Lancet Diabetes & Endocrinology publicou um estudo que aponta uma relação entre o uso de vários tipos de embalagens – sobretudo as plásticas – e o desenvolvimento de problemas de saúde bem sérios.

Alguns compostos químicos das garrafas plásticas podem aumentar o risco de diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer
Crédito: Getty Images/iStockphotoAlguns compostos químicos das garrafas plásticas podem aumentar o risco de diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer

Segundo os pesquisadores da NYU Langone Medical Center, é comum encontrar compostos químicos perigosos em embalagens de alimentos feitas de plástico e metal (como produtos em conserva enlatados), garrafas de detergente, brinquedos, cosméticos e pesticidas. O problema é que esses compostos perturbam o sistema endócrino, interferindo com a produção natural de hormônios.

Após três anos de pesquisa, os cientistas observaram que a contaminação também aumenta o risco de problemas neurológicos, infertilidade masculina, problemas de saúde no nascimento, endometriose, obesidade, diabetes, alguns tipos de câncer e até podem causar uma baixa no Q.I.. Todos os problemas de saúde ligados aos compostos químicos citados no estudo custam mais de mais de 340 bilhões de dólares em tratamentos de saúde nos Estados Unidos, anualmente.

No estudo, a equipe da NYU Langone analisou amostras de urina e sangue de participantes da National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES). Desde 1999, a NHANES reúne informações sobre fatores de risco de doenças sérias pesquisando cerca de 5 mil voluntários por ano.

Mais informações sobre o estudo (em inglês) aqui.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
2
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da USP, ensina sobre os principais sinais da depressão. Esse vídeo faz …
3
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
4
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
5
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
6
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …
7
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …
8
06:38
Sinais que revelam que uma criança está com câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, mostra os principais sinais de que uma criança está com câncer. Petrilli …