Pesquisa aponta que poluição no ar pode causar danos ao cérebro

Uma pesquisa realizada pela Harvard Medical School, publicada no periódico científico Stroke, apontou que problemas de saúde associados à poluição do ar nas grandes cidades pode causar danos ao cérebro.

De acordo com o estudo, a exposição de longo prazo à poluição urbana pode ser associada à algumas mudança estrutural no cérebro, capazes de afetar negativamente o seu funcionamento.

Entre elas, está a redução do tamanho do cérebro, envelhecimento precoce, pequenos ‘infartos’ e até mesmo a demência. Para concluir o estudo, os pesquisadores examinaram dados de 943 homens e mulheres saudáveis com mais de 60 anos, que vivem na região de New England, no Reino Unido.

Ao comparar aqueles que vivem nas áreas mais poluídas com os que moram em locais com ar mais puro, eles concluíram que o primeiro grupo tem um risco 46% maior de sofrer com mini-infartos cerebrais.

Como parte da pesquisa, os especialistas utilizaram ressonância magnética e compararam as imagens com os níveis de poluição do ar nos locais onde cada grupo vivia.