Pesquisa encontra 23 mil fungos e bactérias em celulares
Entre as 74 amostras foram constatadas as presenças de bolores e coliformes fecais nos telefones
Micose, conjuntivite, intoxicações alimentares ou até infecções respiratórias, e urinárias, são algumas doenças que um celular pode causar à sua saúde.
Ao menos, é o diagnóstico apontado por uma pesquisa divulgada, recentemente, pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP), que identificou a presença de até 23 mil fungos e bactérias em aparelhos como celulares, tablets e capas de proteção, além de teclados e mouses.
O estudo que faz um alerta para a necessidade de limpeza dos produtos, e indica os grupos mais vulneráveis, destaca que, entre as 74 amostras, a bactéria Staphylococcus aureus predominou em 43 % dos objetos avaliados.
- Bactéria que causa doença rara e grave é detectada nos EUA
- Unha amarelada, manchas na pele e mais sinais de imunidade baixa
- Bactérias da gonorreia são encontradas em lençóis com 1 semana de uso
- Roupa íntima tem até 10 mil bactérias e fungos aponta pesquisa
Segundo especialistas, o contato com o microorganismo está associado a infecções de pele, como furúnculo, abcessos e infecções das vias aéreas superiores, entre elas, otites e sinusites. Eventualmente, o contato com as bactérias podem causar até meningite.
Mas como prevenir ?
Apesar do impactante resultado apontado pela pesquisa, os especialistas destacam meios de prevenção que ajudam a evitar as doenças, como: uso de álcool em gel, limpar os acessórios com álcool isopropílico, além de mantê-los em local seco e arejado. Confira a matéria completa no G1.