Pesquisa identifica mais uma característica de um tipo de demência

Os sinais e sintomas da condição vão muito além da perda de memória

Um estudo conduzido na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificou uma característica que pode servir como indicativo de demência.

Segundo os pesquisadores, indivíduos afetados por uma forma específica de doença neurodegenerativa denominada demência frontotemporal (DFT) podem apresentar dificuldades em reconhecer sarcasmo e mentiras durante interações verbais.

Compreender essa particularidade pode desempenhar um papel crucial no diagnóstico precoce da condição.

Algumas pessoas com demência podem ter dificuldades em reconhecer sarcasmo e mentiras durante interações verbais
Créditos: Naeblys/istock
Algumas pessoas com demência podem ter dificuldades em reconhecer sarcasmo e mentiras durante interações verbais

Detalhes sobre o Estudo

A descoberta ocorreu durante a análise de participantes que foram convidados a assistir a vídeos de interações sociais.

O estudo, que incluiu 175 participantes – 103 dos quais diagnosticados com algum tipo de demência e 72 sem demência diagnosticada – envolveu a avaliação de diálogos presentes nos vídeos.

Os interlocutores nos vídeos frequentemente expressavam sarcasmo de maneira evidente. Após responderem a perguntas de sim ou não relacionadas ao conteúdo dos vídeos, os pesquisadores analisaram as respostas dos participantes em relação aos mapas de suas estruturas cerebrais.

Descobertas

Os resultados revelaram que tanto as pessoas com Alzheimer quanto aquelas com demência frontotemporal (DFT) enfrentavam dificuldades em compreender o sarcasmo.

No entanto, indivíduos com DFT mostraram uma propensão maior a ter dificuldades em identificar mentiras em comparação aos que tinham Alzheimer.

Demência Frontotemporal

A demência frontotemporal (DFT) é uma forma de demência que impacta principalmente as áreas do cérebro conhecidas como lobo frontal e lobo temporal.

Essas regiões desempenham funções cruciais no comportamento, personalidade e linguagem.

De acordo com a Alzheimer Society, nos estágios iniciais da demência frontotemporal, alterações comportamentais ou problemas de fala podem surgir de maneira independente.

Contudo, à medida que a doença progride, esses sintomas tornam-se cada vez mais evidentes.

Ao contrário da doença de Alzheimer, as pessoas com demência frontotemporal geralmente mantêm a consciência do tempo (por exemplo, em que ano estamos), e a memória não é uma preocupação nos estágios iniciais.

Nos estágios posteriores, surgem sintomas gerais de demência, incluindo confusão e lapsos de memória. As habilidades motoras são comprometidas, e dificuldades de deglutição tornam-se evidentes.