Pesquisa revela o melhor período do dia para fazer exercícios e perder peso
Estudo revela que se exercitar neste horário pode acelerar a queima de gordura e levar a escolhas alimentares mais saudáveis
O sono acaba e o seu alarme toca. Que tal um exercício bem cedo, antes de começar a ler as mensagens no celular? De acordo com um estudo recente, essa pode ser a melhor estratégia para quem busca perder peso.
O horário em que nos exercitamos pode ser um fator decisivo para o sucesso da sua perda de peso, sugere a pesquisa.
A pesquisa americana analisou 5.285 adultos de meia-idade, e concluiu que o período entre 7 e 9 horas da manhã era o mais eficaz para aquelas pessoas que tinham o objetivo de emagrecer.
- Chá preto: saiba como reduzir o colesterol ruim no organismo naturalmente
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- Estudo aponta exercícios de isometria para controlar a pressão alta
- A solução contra a gordura visceral pode estar nesta fruta
Premissas como falta de distrações do cotidiano podem ser os fatores que contribuem para o sucesso dos exercícios matinais.
Etapas da pesquisa
A análise foi publicada na conceituada revista médica Obesity e é fruto de dados obtidos através do National Health and Nutrition Examination Survey, um programa de pesquisa conduzido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
Os participantes do estudo utilizaram monitores (ou acelerômetros) de atividade física fixados em seu corpo para registrar a quantidade de exercícios, durante sete dias consecutivos.
Esses indivíduos realizavam seus exercícios em três horários diferentes: entre 7 e 9 horas da manhã, entre 11 e 13 horas no meio do dia, ou no período noturno, entre 17 e 20 horas.
Descobertas dos cientistas
Os pesquisadores constataram que aqueles que se exercitavam pela manhã apresentavam um índice de massa corporal (IMC) e uma circunferência abdominal menor do que aqueles que se exercitavam mais tarde.
Os indivíduos também relataram fazer escolhas alimentares mais saudáveis e comer menos em comparação aos outros participantes.
Os autores do estudo observaram também que, mesmo ficando mais tempo inativos após seus treinos, os participantes que iam à academia pela manhã mostraram um IMC e uma circunferência abdominal menores. Isso em comparação aos que se exercitavam durante a tarde e a noite.
Estes resultados vão de encontro a trabalhos anteriores. Eles indicaram que a prática de exercícios pela manhã pode aumentar a taxa de queima de gordura do corpo.