Pesquisa sobre consumo de substâncias psicoativas inclui o Brasil na lista de participantes
Está aberto o período de participação da pesquisa Global Drug Survey (GDS – Global de Droga) que para incluir, oficialmente, o Brasil na lista de países integrantes é preciso que cerca de 15 mil pessoas responda ao questionário. Trata-se da maior pesquisa online independente sobre consumo de substâncias psicoativas no mundo, organizada pelo Prof Adam Winstock do Kings College London e conta com pesquisadores colaboradores de todo o mundo.
Sua coleta de dados é feita anualmente desde 2000, obtendo informações não só sobre o uso de todas substâncias psicoativas existentes, mas também sobre temas associados relevantes em cada onda do estudo. A pesquisa garante sigilo aos participantes, investiga mais aprofundadamente os padrões de uso de drogas ilícitas e explora a cada ano temas relacionados ao uso que requerem atenção imediata, como por exemplo, a penetração de novas drogas em cada país.
Este ano o GDS está dando uma atenção especial para as novas composições de maconha com alta potência e possíveis problemas relacionados a tal. Também explora a questão do uso de cigarros eletrônicos e a percepção de controle no consumo de álcool.
Para participar é só entrar no site e selecionar “Português do Brasil”. São cerca de 30 minutos de “entrevista”, seus dados serão salvos e enviados somente após clicar “submeter”.