Pesquisa: substância encontrada no cacau pode combater perda de memória relacionada à idade
Apesar de encontrada no cacau, quantidade de flavonoides no chocolate é pequena
Segundo pesquisa da Universidade de Columbia (EUA), substâncias naturais encontradas no cacau e em outros frutos podem ajudar a controlar a detoriação cognitiva – a perda da memória relacionada com a idade.
A pesquisa que submeteu 37 voluntários entre 50 e 69 anos e constatou que um regime rico em flavonóis, derivado dos flavonoides, pode acabar com a dificuldade em aprender e lembrar nomes ou lugares.
Os voluntários da pesquisa foram divididos em dois grupos e ingeriam bebidas com altas doses de flavonóis – 900 mg e 10 mg respectivamente.
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
Uma fabricantes de chocolates americana financiou e preparou bebidas para a pesquisa.
Resultado
No final do teste, foram analisadas imagens cerebrais dos voluntários. Aqueles que ingeriram maior quantidade da substância apresentaram aumento no volume sanguíneo da região do giro dentado do hipocampo, importante para a memória.
Eles também obtiveram melhores resultados em um exercício de reconhecimento de formas com 20 minutos de duração.
Segundo os pesquisadores, um dos voluntários que tinha a memória de sexagenário apresentou resultados de pessoas com 30 ou 40 anos.
Porém, os pesquisadores alertam que a quantidade de flavonóis encontradas nos chocolates é mínima em relação aos testes.