Planta descoberta no litoral de Santa Catarina é alternativa saudável ao sal

Com três vezes menos cloreto de sódio do que o sal convencional, o sal verde ajuda a controlar o colesterol e até mesmo alguns tipos de tumor

Planta controla colesterol e combate tumores

Uma pequena planta nativa de regiões litorâneas de Santa Catarina vem sendo estudada como alternativa ao sal de cozinha, vilão da pressão alta.

Extraído da Sarcocornia Ambigua, uma espécie de ‘cáctus’, o sal verde tem três vezes menos cloreto de sódio do que o sal convencional e ainda ajuda a controlar o colesterol e até alguns tumores.

Descoberta há 10 anos, em Santa Catarina, pela bióloga e fitoterapeuta Cecilia Cipriano Osaida e pelo pesquisador Amaury Silva Júnior, a planta comecerá em breve a ser estudada para que seu cultivo seja feito em larga escala e ela possa chegar ao mercado.

Localizada primeiramente no Bairro Barra do Aririú, em Palhoça (SC), foram registrados sinais da espécie também em São Francisco do Sul (SC) e no Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre a Sarcocornia Ambigua e suas aplicações no site O Barato de Floripa. Ou acesse o site para ficar ligad@ nas novidades da capital catarinense.