Poder desta bebida que melhora cognição e memória é destaque em estudo

Estudo japonês revela benefícios cerebrais surpreendentes desta bebida, prometendo avanços no tratamento do declínio cognitivo

Estudo indica bebida que melhora cognição e memória
Créditos: iStock/BrianAJackson
Estudo indica bebida que melhora cognição e memória

Com o avançar da idade, os seres humanos podem experimentar declínio cognitivo e problemas de memória. Cientistas em todo o mundo buscam constantemente soluções que possam retardar esse processo.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, realizaram um estudo focando um composto encontrado nos grãos de café, cujos efeitos benéficos na cognição são bastante animadores. O elemento em questão é a trigonelina (ou TG), que tem uma alta concentração nos grãos de café e é benéfica para o sistema nervoso, digestivo e para a pele.

Compostos benéficos do café já são bem conhecidos, a cafeína é um bom exemplo. Mas o que esse estudo coloca em evidência é a trigonelina e seu potencial de afetar positivamente o funcionamento cognitivo.

Os experimentos realizados envolveram o uso de camundongos idosos que já apresentavam déficits de aprendizagem e perda de memória – um sintoma comum do declínio cognitivo tanto em humanos quanto em animais de idade avançada.

Benefícios do café
Créditos: Farknot_Architectistock
Benefícios do café

O que a pesquisa realmente descobriu?

A pesquisa envolveu a administração de 5 mg de TG por dia aos camundongos durante um período de 30 dias. Após esse período, os animais foram submetidos a um teste comportamental para medir a aprendizagem e a memória.

Os cientistas observaram que os ratos que receberam a TG apresentaram uma melhora notável nesses aspectos quando comparados aos que tinham os mesmos sintomas, mas não receberam o composto.

A partir desses resultados, o estudo começou a investigar o efeito da TG no hipocampo, uma parte do cérebro fortemente associada à aprendizagem e memória. Em conclusão, o que se descobriu é realmente promissor para os que buscam melhorias no declínio cognitivo.

Efeitos da trigonelina

Os resultados da pesquisa mostram que os ratos que receberam a TG passaram por uma modulação nas células cerebrais, melhorando sua performance em relação à produção de energia celular, reduzindo inflamações e aumentando a autofagia – a capacidade do organismo de reutilizar células antigas.

Isto, em conjunto, promove uma melhoria no funcionamento do cérebro e na capacidade dos neurônios responsáveis pela aprendizagem e retenção da memória.

De acordo com os pesquisadores, as propriedades da TG podem ser usadas, por exemplo, para criar medicamentos que auxiliem no tratamento do declínio cognitivo.

Embora os estudos até agora tenham se concentrado em roedores, eles abrem um caminho promissor para futuras pesquisas sobre os efeitos do café na cognição e memória humanas.