Pompoarismo fortalece musculatura vaginal para parto e pós-parto
O pompoarismo é uma técnica milenar que nada mais é do que uma ginástica íntima: com a prática de exercícios, que podem incluir alguns acessórios especiais, você trabalha a musculatura da vagina. E a boa notícia é que essa prática ajuda e muito a quem quer se preparar para o parto normal e para o pós-parto.
De acordo com informações de uma matéria do site Bebê.com.br, a pompoarista Carol Ribeiro diz que é preciso praticar essas contrações pélvicas que envolvem a barriga, a vagina e o ânus por pelo menos 30 minutos por dia ao longo de dois meses para ver resultados. Nos três primeiros meses de gestação, não se recomenda fazer o exercício, que pode oferecer risco de aborto espontâneo, assim como se a mulher já tiver alguma dilatação no colo do útero. Portanto, o exercício deve sempre ser liberado por um médico.
Como afirma a ginecologista Andrea Godoy Lopes Garça, o pompoarismo contribui para a força vaginal, e permite fazer movimentos que vão facilitar a expulsão do bebê no trabalho de parto, já que a musculatura estará mais ativa, forte e coordenada. Pode, desse modo, acelerar o momento final do trabalho de parto.
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- 7 pontos para entender o que acontece nas primeiras horas de vida do bebê
- Bexiga caída: entenda o que é e quais os sintomas relacionados à condição
- Menopausa: sintomas e cuidados para melhorar a rotina
No pós-parto, em que muitas mulheres relatam sentir uma flacidez vaginal, o pompoarismo pode ajudar a recuperar o tônus dessa musculatura, bem como na queda de bexiga e útero e na incontinência urinária. Contudo, é fundamental esperar a mucosa estar cicatrizada no caso de ter levado pontos. Mais uma vez, deve-se consultar um médico antes de realizar os exercícios.
Leia o artigo na íntegra aqui.
Leia mais: