Por que especialistas recomendam o uso da glutamina?

Queridinha das academias, glutamina está associada uma série de benefícios para o corpo; saiba quem precisa tomá-la

Queridinha das academias, glutamina está associada uma série de benefícios para o corpo; saiba quem precisa tomá-la – iStock/Getty Images
Créditos: Professor25/istock
Queridinha das academias, glutamina está associada uma série de benefícios para o corpo; saiba quem precisa tomá-la – iStock/Getty Images

Presença garantida nas academias, a glutamina é um aminoácido importante que desempenha diversas funções em nosso corpo. Na verdade, é fundamental como combustível para as células do sistema imunológico  incluindo os glóbulos brancos. Ela também desempenha um papel central na saúde intestinal.

Quem precisa tomá-la?

Na verdade, o próprio organismo produz naturalmente esse aminoácido, que também é encontrado em muitos alimentos; no entanto, sua produção está diretamente ligada à alimentação. Por isso, por conta de fatores como uma dieta pobre em determinados nutrientes ou no caso de treino intenso, torna-se necessária a introdução adicional de glutamina no organismo através de suplementos.

Benefícios

A substância confere um papel importante ao bom funcionamento do corpo humano, servindo como bloco de construção para proteínas. Proteínas que, por sua vez, são essenciais para algumas funções vitais do sistema imunológico, bem como para transportar substâncias no sangue e combater vírus e bactérias perigosas.

Assim como muitos outros aminoácidos, a glutamina está presente em duas formas diferentes: L-glutamina, contida nos alimentos e suplementos alimentares, e D-glutamina, relativamente menos importante para o corpo humano.

Embora a L-glutamina seja o aminoácido mais abundante no sangue e em outros fluidos corporais, há momentos e situações que requerem mais glutamina do que o nosso corpo é capaz de produzir. Por isso a necessidade  de, eventualmente, ingeri-lo através de dieta ou suplementos quando o corpo se encontra em circunstâncias particulares, como uma doença ou lesão.

Quais alimentos contêm? 

Encontrada naturalmente em muitos alimentos, os seus benefícios produzem efeito a partir do consumo médio deva estar entre 3 e 6 gramas por dia. Apesar disso, a ingestão pode ariar de acordo com uma dieta específica. A maior quantidade de glutamina está contida nos alimentos de origem animal, por serem muito ricos em proteínas; até mesmo alguns alimentos vegetais fornecem um importante suprimento de proteínas e, portanto, de glutamina.

Entre os alimentos que fornecem glutamina estão:

  • ovo
  • carne bovina
  • leite desnatado
  • tofu
  • arroz branco
  • Milho

Desempenho esportivo

Além dos efeitos triviais ao organismo, a glutamina se tornou objeto de interesse devido ao seu papel como componente chave da proteína. Por isso, alguns investigadores testaram a glutamina como suplemento para o crescimento muscular e desempenho desportivo.

Em estudo com 31 pessoas, foram analisados ​​​​dois grupos de pessoas envolvidas em atividade física intensa: um tomava regularmente suplementos de glutamina, o outro um placebo. Ao longo de seis semanas, notou-se crescimento muscular e melhora na resistência em ambos os grupos; além disso, não foram registadas diferenças entre as duas equipes. 

Outras pesquisas também demonstraram que os suplementos de glutamina são capazes de diminuir a dor muscular e melhorar a recuperação após uma sessão de treino intensa.