Por que esta bebida é considerada a mais saudável do mundo?
Entenda os benefícios da infusão comum na rotina dos brasileiros
O chá verde é amplamente reconhecido como uma das bebidas mais saudáveis do mundo devido à sua rica composição de compostos bioativos, especialmente os polifenóis e as catequinas, que possuem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo, diminuindo o estresse oxidativo, que está associado a diversas doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.
Um dos componentes mais estudados do chá verde é a epigalocatequina galato (EGCG), uma catequina que demonstra efeitos protetores em várias condições de saúde.
- Por que este hábito aumenta o risco de demência, segundo a ciência
- Circo Teatro Palombar leva espetáculo inspirado na vida da periferia ao Centro de São Paulo
- Este é o melhor nutriente para o cérebro, segundo Harvard
- Consumo deste alimento provoca queda de cabelo, sugere estudo
O que faz da bebida a mais saudável do mundo?
De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Nutrition, o consumo regular de chá verde pode melhorar a saúde cardiovascular ao reduzir os níveis de colesterol LDL (considerado o “colesterol ruim”) e reforçar a função endotelial, ação que promove uma melhor circulação sanguínea e reduz o risco de aterosclerose.
Além dos benefícios cardiovasculares, há também evidências que associam o consumo de chá verde à redução do risco de certos tipos de câncer, como o de mama e o de próstata.
Um estudo realizado pela National Cancer Institute sugere que os polifenóis do chá verde podem inibir a proliferação de células cancerosas e induzir a apoptose, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de tumores .
Outro aspecto notável do chá verde é seu efeito positivo sobre o metabolismo. A ingestão de catequinas tem sido relacionada a um aumento na queima de gordura e à melhora do desempenho físico, justificando, assim, por que muitos suplementos para perda de peso incluem o chá verde em suas fórmulas.
Outro benefício observado pelos cientistas está vinculado ao peso na balança. Conforme estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde pode aumentar a termogênese (a produção de calor pelo corpo) e a oxidação de gordura, resultando a perda de calorias.
Veredito da ciência
Para os especialistas, o chá verde é considerado a bebida mais saudável do mundo por conta de seus benefícios múltiplos e bem documentados para a saúde, incluindo a proteção cardiovascular, prevenção do câncer e suporte à perda de peso.
São justamente estes efeitos, atribuídos aos seus compostos antioxidantes, amplamente estudados e corroborados por pesquisas científicas nos últimos anos.
Contudo, apesar dos vastos benefícios, é importante ressaltar que gestantes devem evitar o consumo do chá e para os demais, a introdução na dieta deve ser orientada por profissionais de saúde.