Por que esta fruta verde ajuda a prevenir diferentes tipos de câncer?
Estudo baseado na Universidade de New Castle chama a atenção para poder preventivo desta conhecida fruta
Pesquisas recentes sobre prevenção ao câncer revelaram que uma fruta popular no Brasil, especificamente quando está verde, pode ter impacto significativo contra a doença.
A fruta, de acordo com especialistas da Universidade de New Castle, no Reino Unido, é a banana verde, conhecida por sua propriedade rica em amido que a torna capaz de reduzir determinados tipos de câncer em até 60%
Para chegar à conclusão relatada, a pesquisa concentrou-se em pessoas com síndrome de Lynch, condição genética relacionada a maior risco de desenvolvimento de câncer.
Como foi feito o estudo?
Durante o experimento, os participantes foram submetidos a uma dieta rica em amido resistente para entender os efeitos dos alimentos.
Ao fim do período de análise, os resultados revelaram redução significativa de várias formas de câncer, sobretudo os de natureza gastrointestinal superior, como esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno.
Ao todo, quase 1.000 participantes receberam diariamente amido resistente em pó por dois anos, enquanto outros receberam um placebo. Foram registrados apenas cinco novos casos de câncer do trato gastrointestinal superior entre os participantes que receberam o amido resistente, em comparação com 21 casos entre aqueles que receberam o placebo.
Além do resultado reparador, que por si só representa um grande avanço para o tratamento da doença, os especialistas também observaram um fator de longevidade associado às propriedades do alimento.
O efeito protetor da dieta foi observado até 10 anos após a interrupção do suplemento, indicando que os benefícios podem se estender à população em geral, não apenas às pessoas com síndrome de Lynch.
Poder da fruta verde contra o câncer
Acredita-se que esse tipo de amido promove o crescimento de bactérias intestinais benéficas e altera a produção de ácidos biliares, que estão relacionados ao desenvolvimento do câncer.
Os resultados renovam as expectativas da ciência em relação ao tratamento e medidas preventivas do câncer. É o que explica o especialista em nutrição humana, o professor John Mathers: segundo ele, a dose de amido resistente utilizada no estudo era aproximadamente equivalente à encontrada em uma banana verde. O amido resistente também está presente em alimentos como ervilhas, feijões e aveia.