Por que este hábito foi associado à hipertensão e derrame?
De acordo com os cientistas, cochilar durante o dia não é necessariamente prejudicial à saúde; mas pode estar associado a doenças
Ah, como é bom tirar um cochilinho depois do almoço, não é mesmo? Embora seja aparentemente inofensivo, o hábito foi objeto de estudo realizado pela Associação Americana do Coração e a notícia não é das mais animadoras.
Para os pesquisadores, os cochilos diurnos podem estar associados a problemas cardiovasculares, desenvolvimento de quadros de hipertensão e um maior risco de derrame.
Por que o hábito pode provocar derrame?
Publicado na revista científica Hypertension, o experimento foi realizado com base em dados sobre o estilo de vida, hábitos e exames de 360 mil pessoas no Reino Unido, com idades entre 40 e 69 anos, que não tinham nenhum histórico de hipertensão ou AVC.
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
- Saiba o motivo da mastigação servir como prevenção ao diabetes
- Esta é quantidade ideal de café para prevenir diabetes e doenças cardíacas
- Torres del Paine: como chegar, onde hospedar e quanto custa
Ao longo de 11 anos, os cientistas estudaram as informações citadas acima e as compararam com os hábitos de sono dos indivíduos. Quando avaliado o hábito de cochilar durante o dia com aqueles que não tinham, identificou-se um risco 12% maior de hipertensão e 24% maior de AVC entre os “cochiladores”.
Além disso, a probabilidade de pressão alta foi ainda maior (20%) entre indivíduos com menos de 60 anos que geralmente cochilavam, comparados aos que nunca dormiam. Após os 60 anos, o risco foi 10% maior.
Por fim, os pesquisadores observaram que aqueles com o hábito de cochilar também apresentavam características potencialmente prejudiciais à saúde, como tabagismo e consumo diário de álcool. Conjunto de fatores que, segundo os especialistas, podem contribuir para a necessidade de sonecas ao longo do dia e, consequentemente, para os problemas de saúde descritos.
Seria o fim do cochilo pós-almoço?
Não necessariamente. Isso porque, apesar dos eventuais fatores de risco, as evidências não cravam que um simples cochilo resultará em pressão alta ou derrame. Contudo, os indicadores servem como um norte para futuras pesquisas científicas.
De acordo com os cientistas, cochilar durante o dia não é necessariamente prejudicial à saúde, desde que a pessoa mantenha um bom padrão de sono durante a noite para garantir o descanso e a recuperação adequada do corpo.
No entanto, se a soneca diurna é uma necessidade devido a um sono insuficiente ou de má qualidade à noite, pode ser um indicativo de problemas que merecem atenção.
Portanto, caso você tenha o costume de cochilar durante o dia, não há motivo para alarme. Mas é importante investigar os motivos que levam a esse hábito e garantir que seu sono noturno esteja adequado e que a soneca não esteja compensando noites mal dormidas.