Por que eu tenho infecção urinária depois de transar?
Textos escrito por Marcela de Mingo e publicado no Superela
Infecção urinária é uma condição muito comum entre as mulheres e, curiosamente, parece ter alguma relação com o sexo. Mas, por que será? Inclusive, existe uma cultura de ensinar as pessoas a fazerem xixi depois de transar, justamente para evitar problemas de saúde como esse.
Segundo Rodrigo Garcia D’Aurea, médico de família e comunidade, da clínica A Morada de Saúde Integral, a infecção urinária acontece toda vez que bactérias do próprio corpo, mas de outras áreas (como da pele ou do ânus) sobem pela uretra – o canal por onde sai o xixi – e chegam até a bexiga, onde a urina fica armazenada.
“Isso pode ocorrer por falta ou erro de higiene (no caso das crianças que estão aprendendo, é a forma mais comum. Ocorre quando, ao se limpar, elas passam o papel no sentido das nádegas para a vagina); doenças urinárias diversas, como pedra nos rins ou problemas de próstata em pessoas mais velhas; por puro acaso, na maioria das vezes que mulheres têm infecção urinária, é também associado à relação sexual”, explica ele.
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Chá de salsa: seu aliado no combate a infecções urinárias
- Urina turva: saiba o que isso pode sinalizar sobre sua saúde
- O segredo natural para prevenir hipertensão e infecção urinária
Mas como eu pego infecção urinária durante o sexo?
É assim: quando você está lá no rala e rola, no momento à dois, toda a fricção e os movimentos do sexo fazem com que bactérias de algumas partes do corpo sejam transferidas para outras. Tanto do parceiro para a mulher, quanto da própria mulher. às vezes, a própria penetração causa essa transferência, porque no escuro pode ser difícil encontrar a entrada correta e o pênis passa por outras partes da vulva, levando consigo bactérias.
Ao contrário dos homens, a uretra feminina é mais curta.
Continue lendo aqui: Por que eu tenho infecção urinária depois de transar?