Por que viver perto do mar faz bem para a saúde?
Pessoas que moram próximas à costa tendem a ser mais fisicamente ativas
Viver perto do mar é frequentemente associado a uma sensação de bem-estar e melhora da saúde física e mental, uma experiência que tem sido estudada por cientistas.
A proximidade com o oceano oferece diversos benefícios, desde a melhoria da qualidade do ar até a promoção de um estilo de vida mais ativo e relaxante, que pode impactar positivamente a saúde.
Um dos principais fatores que explicam por que viver perto do mar faz bem é a qualidade do ar marinho. O ar próximo à costa contém íons negativos em maior concentração, que são moléculas ligadas à purificação do ar.
- Arraial d’Ajuda: Roteiro de 5 dias para ninguém colocar defeito
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
Estudos sugerem que respirar esse ar pode melhorar a função respiratória, reduzir a pressão arterial e aumentar a oxigenação do cérebro. Consequentemente, esses íons negativos também estão associados a efeitos psicológicos positivos, como a redução da ansiedade e a melhora do humor.
Terapia natural: efeitos da vida perto do mar para a saúde
Além da qualidade do ar, o som e a visão do mar também são benéficos. O ruído suave das ondas tem um efeito relaxante, que pode reduzir o cortisol, o hormônio do estresse, e induzir estados mentais de calma e relaxamento.
Essa “terapia natural” tem sido estudada em diversas abordagens, inclusive pela BlueHealth, uma iniciativa de pesquisa europeia focada no impacto dos ambientes aquáticos na saúde. Um dos estudos do projeto mostrou que a exposição regular a ambientes costeiros pode melhorar a saúde mental, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade.
Outro aspecto relevante é o incentivo à atividade física. Viver perto do mar normalmente facilita o engajamento em atividades ao ar livre, como caminhar, correr ou nadar.
A água do mar também oferece benefícios terapêuticos. A talassoterapia, o uso de água do mar em tratamentos de saúde, aproveita a riqueza de minerais como magnésio, potássio e sódio, presentes na água salgada, que podem ser absorvidos pela pele e ajudar a melhorar condições como artrite, inflamações e problemas de pele.
Do força mental à física
É consenso entre a ciência moderna que, viver perto do mar, promove uma série de benefícios à saúde, desde a melhoria do bem-estar mental até o fortalecimento físico.
Assim, é possível concluir que a combinação de ar mais puro, sons relaxantes, atividades físicas acessíveis e a própria interação com a água são fatores que tornam os ambientes costeiros propícios para uma vida mais saudável e equilibrada.