Por que você tem que usar camisinha sempre!
A Sex Coach Olívia Barbosa quer falar, especialmente com as mulheres, sobre a importância da camisinha:
Tem muita mulher transando sem camisinha. MUITA. Mulheres solteiras, que namoram, que estão casadas. Mulheres que tomam anticoncepcional, que confiam na tabelinha sem estudar métodos de percepção da fertilidade, e até as que usam DIU ou SIU como método de contracepção.
Até parece que camisinha é só uma medida pra prevenir gravidez, do jeito que é normal descartar o uso do preservativo depois de começar uma relação mais estável. “Ah, se não for pra ter confiança no parceiro, pra que se relacionar?” é o argumento mais comum entre as comprometidas.
- 5 dicas de como usar o Gemini para planejar sua próxima viagem
- “Agora consigo realmente ver o que é viver de verdade”, conheça influenciadora que nasceu na favela e hoje estuda na USP
- Conheça as alunas mais criativas em design que irão representar o Brasil no campeonato da Adobe
- Mães relatam diferentes experiências ao voltarem de licença-maternidade
Eu entendo, porque já usei o mesmíssimo argumento pra justificar o meu comportamento de risco. No início da minha vida sexual eu não sentia prazer com penetração. Zero. Nada. Paredes vaginais totalmente insensíveis. Nem conhecia direito meu clitóris, tampouco.
Então, dizia pra mim mesma que transava sem camisinha com namorado pra “sentir alguma coisa”. Já que eu tomava a pílula mesmo, não precisava me preocupar. Na minha cabecinha de adolescente, fazia sentido: eu não queria engravidar, e o anticoncepcional mágico me protegia disso. Logo, não precisava usar camisinha.
Seria lindo, se não fosse trágico. Nesses anos de inconsequência (e falta de educação sexual de qualidade) eu ainda me agarrava ao fato de que estava tudo certo. Fazia exames todos os anos pra ver se tinha dado merda, e não, estava tudo ok. Eu continuava odiando a camisinha. No começo de novos relacionamentos, usava à contra gosto. Saía toda machucada. Culpava a camisinha. Logo confiava o bastante no moço envolvido e parava de usar camisinha de novo.
Camisinhas, Rose! Camisinhas! Camisinhas! Camisinhas!
Até que levei bronca da minha ginecologista linda da época. Entendi o lado dela, mas mesmo assim tinha muito receio de voltar a sentir dor e ficar toda assada depois de usar camisinha.
2 anos depois, muito estudos na área de sexologia aplicada, revisão de todas as doenças e infecções sexualmente transmissíveis e uma boa dose de amor próprio e autoestima depois, eu nunca, jamais, nunquinha, voltaria a transar sem camisinha. Transformei minha relação com o preservativo, e hoje eu acho é prático, seguro e limpinho.
Não sinto mais dor nenhuma, porque não deixo que meu tempo de excitação seja desrespeitado, então quando chega de fato a penetração, eu estou bem preparada pra isso. Alergia a látex que eu achava que tinha é inexistente (até porque eu sempre consegui usar luvas de látex normalmente, sem ter nenhuma irritação na pele).
A insensibilidade que eu tinha há 8 anos atrás? Não me pertence mais. Hoje eu realmente sinto prazer com a penetração. Anticoncepcional? Não, obrigada. Valorizo muito minha libido e minha sanidade mental pra suprimir a produção natural de hormônios do meu corpo de novo.
Pra te inspirar a mudar a sua relação com a camisinha também, trago notícias…
Continue lendo aqui: Por que você tem que usar camisinha sempre!