Posição sexual pode não interferir nas chances de engravidar

Dentre o grande número de casais que desejam ter filhos, muitos acreditam que a posição sexual pode influenciar de maneira significante durante a concepção. Mas será mesmo que posições sexuais realmente podem interferir nas chances de engravidar?

Tentar posições sexuais diferentes no momento da concepção não interfere nas chances de engravidar. Foto: Getty Images

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de que menos de 10 mil espermatozoides chegam ao entorno do óvulo em uma ejaculação normal, que integra de 39 a 300 milhões de espermatozoides. Assim, há quem pense que é possível trocar a posição sexual para mudar esse número e aumentar as chances de engravidar. Será mesmo?

Posição não interfere em chances de engravidar

Para a ginecologista e obstetra Mariana Halla, não existe comprovação científica de que a posição sexual possa influenciar nas chances de engravidar. “Isso é um mito. Não há nada de concreto comprovando que a posição interfira na questão da gravidez”, pondera a médica. 

Segundo a especialista, alguns pontos, independente da posição sexual, podem aumentar as possibilidades de fecundação. “Quem deseja aumentar a chance de gravidez, deve prestar atenção ao seu período fértil, cerca de 12 a 14 dias depois do primeiro dia da menstruação, num ciclo de 28 dias, em média”, afirma a médica.

Leia a matéria na íntegra e confira mais informações sobre o assunto.