Pressão alta: 5 complicações causadas pela doença
Um terço das pessoas com pressão alta não é diagnosticada no Brasil
Em todo o Brasil, cerca de 38 milhões de pessoas vivem com pressão alta. Também conhecida como hipertensão, a doença não indica sintomas e, justamente pela dificuldade de diagnóstico, quando não tratada, pode gerar inúmeras complicações.
Uma série de estudos sobre o tema mostra que a doença é hoje um dos maiores fatores de risco para o surgimento de problemas no coração. No entanto, a hipertensão também está associada a condições relatadas em outros órgãos do corpo.
Por isso, vejas as principais complicações de pressão alta:
Problemas cognitivos
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
A hipertensão arterial também pode afetar a função cognitiva, aumentando o risco de demência e comprometendo a memória, concentração e outras habilidades mentais. Isso ocorre porque a pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos do cérebro, reduzindo o fluxo sanguíneo e oxigênio para essa área vital.
Retinopatia hipertensiva
A retinopatia hipertensiva é uma complicação ocular que pode ocorrer devido à pressão arterial elevada. Nesta condição, os vasos sanguíneos da retina (a parte do olho responsável pela visão) se tornam danificados, afetando a visão. Se não tratada, a retinopatia hipertensiva pode levar à cegueira.
Acidente vascular cerebral (AVC)
A hipertensão arterial também é um importante fator de risco para AVC. Quando a pressão arterial é elevada, o fluxo sanguíneo para o cérebro pode ser reduzido, aumentando o risco de coágulos sanguíneos ou rupturas nos vasos sanguíneos do cérebro. Essas complicações podem causar danos cerebrais permanentes e até mesmo a morte.
Danos nos rins
A pressão alta pode causar danos nos rins, afetando sua capacidade de filtrar resíduos e fluidos do sangue. Com o tempo, isso pode levar a doença renal crônica, uma condição médica grave que pode exigir diálise ou transplante renal.
Doença cardíaca
A pressão alta pode causar uma série de problemas cardiovasculares, incluindo doença cardíaca. Quando a pressão arterial é elevada, o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue para o resto do corpo. Com o tempo, esse esforço extra pode levar ao enfraquecimento do músculo cardíaco, tornando-o menos eficiente na distribuição de sangue. Isso pode resultar em doenças como insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e doença arterial coronariana.
E como saber se a minha pressão está alta?
A única maneira de saber se está elevada ou não é medi-la, já que a condição acontece quando a pressão do sangue nas artérias está elevada.
É importante fazer isso pelo menos uma vez ao ano. Quem já sofre da doença tem de fazê-lo com maior frequência, de acordo com orientação médica.
A pressão estará alta se medir igual ou maior que 140/90mmHg, ou 14×9.
Como prevenir pressão alta?
Se sua pressão arterial está alta, há muitas maneiras para reduzi-la, incluindo perder peso, fazer mais exercícios e minimizar o estresse atividades relaxantes.
As mudanças na dieta também podem ajudar, como reduzi o sal, o álcool. Em alguns casos, o médico também pode prescrever medicamentos.