Pressão alta: afinal, café ajuda a controlar ou só piora?

Remédio para a pressão alta: efeito benéfico foi observado entre aqueles que bebem dois ou três cafés

Remédio para a pressão alta: efeito benéfico do café foi observado entre aqueles que bebem duas ou três xícaras – iStock/Getty Images
Créditos: Freepik
Remédio para a pressão alta: efeito benéfico do café foi observado entre aqueles que bebem duas ou três xícaras – iStock/Getty Images

Beber café pode ajudar a controlar a pressão arterial alta, aponta estudo divulgado por pesquisadores da Universidade de Bolonha, na Itália.

O ensaio científico teve como amostra 720 homens e 783 mulheres, que relacionaram os hábitos do consumo de café  aos parâmetros de pressão arterial periférica.

O professor do Departamento de Ciências Médicas e Cirúrgicas da Universidade de Bolonha, Arrigo Cicero, explica a relação observada nos resultados. “Os resultados que obtivemos mostram que os bebedores regulares de café têm pressão arterial significativamente mais baixa, tanto periférica quanto centralmente, do que os não bebedores”.

Quantas xicaras de café por dia?

Segundo evidências observadas pelo estudo, o efeito benéfico foi observado entre aqueles que bebem dois ou três cafés por dia, indicando pressão mais controlada do aqueles que bebiam apenas um ou nenhum.

Isso porque a cafeína é apenas um dos vários componentes do café e certamente não é o único que tem um papel ativo. Além disso, os efeitos benéficos à saúde humana foram registrados até mesmo entre aqueles que consomem café descafeinado. “Sabemos que a cafeína pode contribuir para o aumento da pressão arterial, mas outros componentes bioativos do café parecem contrabalançar esse efeito, com um resultado final positivo em relação aos níveis de pressão arterial”, disse.