Problema na arcada dentária pode causar má postura
Mais de 80% dos brasileiros sofrem com problemas posturais
Sentir aquela dorzinha nas costas ao sentar na cadeira pode ser indício de má postura. Mas o problema também pode estar relacionando com a maneira com que os dentes da arcada superior e os dentes da arcada inferior da sua boca se relacionam.
A má oclusão –quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias— pode desencadear uma série de problemas posturais.
O problema (de postura) atinge cerca de 83% de brasileiros, sendo que em 40% dos casos ela está relacionada ao fator genético e em 60% ao meio ambiente, ou seja, uso de chupeta, sucção dos dedos, uso prolongado de mamadeira.
De acordo com Adriana Jettar Ciomei, dentista especializada em endodontia, problemas respiratórios como adenoide, rinite, respirador bucal e sinusite são outros fatores que podem ocasionar o problema. Alimentação pastosa, que não estimula a função mastigatória, é outra possibilidade para a má oclusão, além da perda precoce dos dentes permanentes, traumas e tumores.
Alguns sintomas podem levar ao diagnóstico da má oclusão, como o desconforto ao mastigar ou comer, alinhamento incorreto dos dentes, alterações na aparência da face e problemas na fala.
“Com o diagnóstico em mãos, é preciso partir para o tratamento. Aparelhos para corrigir a posição dos dentes, cirurgia para remodelar ou encurtar a mandíbula, remoção dos dentes para corrigir casos de dentição supranumerários e reabilitação protética estão entre as indicações”, explica.
Postura
Existem vários exames que podem ser realizados para detectar se o problema postural está relacionado à má oclusão.
“Não podemos afirmar que a má postura é ocasionada pela má oclusão, o que sabemos é que elas se correlacionam. Por isso, é muito importante um tratamento precoce da má oclusão, para que esta não venha acarretar problemas posturais”, alerta a destista.
A partir da confirmação que o problema postural está relacionado com a má oclusão, o primeiro passo é reabilitar a oclusão e depois buscar a ajuda profissional de um fisioterapeuta e um personal trainer para que juntos realizem o fortalecimento muscular.