Problemas frequentemente ignorados aumentam risco de demência

De acordo com os pesquisadores, o tratamento desses problemas pode ser uma chave para reduzir o risco de demência

À medida que envelhecemos, o risco de demência aumenta. No entanto, existem muitos fatores ligados ao envelhecimento que podem aumentar ainda mais as chances da condição. Alguns desses fatores são os problemas de visão.

Um novo estudo publicado no JAMA Ophthalmology descobriu que adultos mais velhos com problemas de visão podem ter maior probabilidade de desenvolver demência. Na verdade, a pesquisa acrescentou que quanto mais tipos de problemas de visão uma pessoa tiver, maiores serão as chances de demência.

Estudo liga problemas de visão a maior risco de demência
Créditos: NADOFOTOS/istock
Estudo liga problemas de visão a maior risco de demência

Quais são os diferentes tipos de problemas de visão?

Existem três tipos principais de problemas de visão: acuidade para longe, acuidade para perto e sensibilidade ao contraste.

De acordo com a American Optometric Association, a acuidade visual para longe, também conhecida como acuidade visual de visão distante, é uma medida da capacidade do olho humano em ver claramente objetos que estão a uma certa distância. É um indicador da nitidez e da capacidade de discriminar detalhes finos a uma distância normal de visualização.

A acuidade visual é geralmente avaliada utilizando-se uma tabela de Snellen, que consiste em letras ou símbolos de diferentes tamanhos dispostos em fileiras. Durante o teste, a pessoa fica a uma determinada distância da tabela e deve identificar corretamente as letras ou símbolos que consegue enxergar.

A acuidade de perto mede o quão bem alguém pode ver algo de perto. A sensibilidade ao contraste mede a capacidade de distinguir entre um objeto e o fundo contra o qual ele é colocado, ou entre duas cores semelhantes.

Detalhes do estudo

Pesquisadores da Universidade de Michigan analisaram dados do Estudo Nacional de Tendências de Saúde e Envelhecimento de 2021, que mostrou uma ligação entre todos os tipos de problemas de visão e uma maior prevalência de demência, incluindo a doença de Alzheimer. A pesquisa incluiu dados nacionais de 2.967 participantes com 71 anos ou mais.

Como as funções do cérebro e dos olhos estão ligadas?

De acordo com os pesquisadores, a estimulação mental mantém os circuitos neurais ativos e fortes, o que protege o cérebro dos declínios relacionados à idade.

Por outro lado, a perda de estimulação visual leva à abstinência e menos envolvimento mental.

De acordo com os pesquisadores, o tratamento de problemas de visão pode ser uma chave para reduzir o risco de demência.