Problemas psicológicos podem salvar ou acentuar crise financeira, segundo especialista

De acordo com Adriana Araújo, psicóloga do site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, crises financeiras não afetam somente o orçamento do mês. Problemas psicológicos podem ter ligações diretas com as finanças, podendo ser a causa do desiquilíbrio ou mesmo a salvação da crise financeira.

Para a especialista, o estado emocional dita o comportamento. Segundo Adriana, quanto mais aflita e impaciente a pessoa estiver, menos calma terá para administrar o dinheiro.

A depressão é também outro problema psicológico que interfere negativamente em uma crise financeira. A psicóloga explica que a maioria das pessoas diagnosticadas com a doença utilizam o dinheiro para compensar a frustração ou uma tristeza.

Para a psicóloga, o estado emocional dita o comportamento

A ansiedade também pode fazer com que a pessoa enxergue apenas o momento presente, sem conseguir planejar o futuro. Uma pessoa com essa característica pode administrar muito mal o dinheiro e, de acordo com a especialista, a possibilidade de fracasso só aumenta.

Para superar uma crise financeira é preciso ter conhecimento administrativo. Já para o equilíbrio emocional é recomendado que o paciente consulte um psicólogo ou coach.

Leia a matéria completa.