Pular refeições pode aumentar gordura abdominal e risco de diabetes
Em novo estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, pesquisadores concluíram que pular refeições pode aumentar o ganho de gordura abdominal e os riscos de dois tipos de diabetes. Os resultados foram publicados no Journal of Nutritional Biochemistry. As informações são do Daily Mail.
Na pesquisa, camundongos que comeram uma única refeição durante todo o dia desenvolveram resistência à insulina no fígado. Este fator pode levar à ocorrência de uma pré-diabetes, que antecede o diabetes e serve de alerta para evitar a progressão da doença.
Alguns animais seguiram uma dieta com restrições e perderam mais peso em comparação àqueles que tiveram acesso ilimitado à comida. Os camundongos que seguiram restrições recuperaram o peso e foram submetidos a dietas para alcançar o peso do outro grupo.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
Com essa análise, os pesquisadores mostraram que a gordura nas cinturas dos camundongos com dieta restritiva pesava mais do que a gordura abdominal dos ratos liberados para comer durante todo o dia. Depois, os animais que comeram somente uma vez ao dia receberam a mesma quantidade de comida que aqueles que se alimentaram de forma gradual. Foi observado mudanças metabólicas atribuídas a um pico de insulina, seguido de uma queda na produção do hormônio.
Os cientistas também concluíram que esses ratos apresentaram maior índice de ativação dos genes responsáveis pelo armazenamento de moléculas de gordura, em especial na região abdominal, em comparação aos animais que tiveram várias refeições ao longo do dia.
Leia o artigo na íntegra (em inglês).