Quais bebidas contribuem para a queda de cabelo? Estudo responde

Queda de cabelo: diariamente, uma pessoa saudável perde entre 50 e 200 fios, apontam especialistas -

Queda de cabelo: diariamente, uma pessoa saudável perde entre 50 e 200 fios, apontam especialistas – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Queda de cabelo: diariamente, uma pessoa saudável perde entre 50 e 200 fios, apontam especialistas – iStock/Getty Images

Entre os muitos fatores associados à queda de cabelo, pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, descobriram que algumas bebidas podem acelerar o processo.

Para chegar ao resultado, mais de 1.000 homens chineses com idades entre 18 e 45 anos foram analisados durante um período de quatro meses.

Uma das evidências apontadas pelo estudo,  publicado na revista Nutrients, mostra que a perda de cabelo era 30% mais recorrente entre aqueles que bebiam regularmente bebidas açucaradas. Sobretudo refrigerantes e energéticos.

Além disso, a pesquisa relatou que esses participantes consumiam, por semana, entre um e três litros dessas bebidas, que também incluíam chás e café açucarados. Portanto, concluiu-se que homens que bebiam mais de uma bebida açucarada por dia tinham 42% mais chances de sofrer com queda de cabelo, em comparação com aqueles que nunca as consumiam.

Outros hábitos associados à queda de cabelo

Outro ponto levantado pelo experimento atribuiu também o consumo de fast food a maior chance de sofrer queda de cabelo. O que não foi identificado entre voluntários cuja dieta prevalecia vegetais, legumes, fibras, peixes e outros alimentos.

Especialistas afirmaram anteriormente que uma dieta saudável e balanceada é a chave para fios fortes e para prevenir a queda de cabelo. Isso inclui proteínas magras, carboidratos e gorduras boas, vitaminas e minerais.

Para além dos fatores externos, a pesquisa também constatou que a saúde mental também pode impactar na condição. Segundos os autores do estudo, aqueles com histórico de problemas como ansiedade também corriam um risco maior.