Quais cuidados devem ser tomados após o transplante capilar?
Transplante capilar tem sido o procedimento mais pesquisado no Google Trends desde 2004
Cerca de 50% dos homens brasileiros enfrentam algum grau de calvície até os 50 anos. Um estudo publicado no International Journal of Trichology revela que quase 60% dos casos relatam um impacto emocional negativo, como baixa autoestima e preocupação com a aparência.
Além disso, o transplante capilar tem sido o procedimento mais pesquisado no Google Trends desde 2004, representando 48,43% das buscas.
Uma pesquisa realizada em agosto de 2023 pela Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC) mostrou que 80% das pessoas que procuram o transplante capilar o fazem devido à queda de cabelo genética, enquanto 10% buscam o procedimento por causa de medicamentos e outros 10% por questões relacionadas ao uso de cosméticos ou para reconstrução capilar.
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- Como prevenir complicações do diabetes com cuidados diários
- Terapia capilar: como reforçar a saúde do cabelo?
- Entenda por que o risco de trombose aumenta após trauma ou cirurgia
Desse total, 90% são homens. Outro fator importante é a di-hidrotestosterona, um hormônio que pode acelerar a queda de cabelo ao afetar os folículos capilares e promover a miniaturização dos fios.
Sucesso do procedimento
Segundo a Dra. Maria Carolina Nassif, tricologista e especialista em transplante capilar, o sucesso deste procedimento não depende apenas da habilidade do profissional, mas também dos cuidados pós-operatórios que o paciente adota, para garantir resultados duradouros e evitar complicações, é fundamental seguir algumas orientações específicas, principalmente nos primeiros dias após o processo.
“É importante evitar tocar ou esfregar a área, o couro cabeludo estará sensível, e qualquer atrito pode prejudicar os folículos recém-implantados. Para lavar a cabeça deve ser com muito cuidado, utilizando shampoos suaves e água morna. Deve-se evitar exposição direta ao sol e atividades físicas intensas que possam causar suor excessivo, pois pode afetar a cicatrização e o crescimento dos fios”, comenta Nassif.
A médica também ressalta a importância de manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes para promover o crescimento saudável dos cabelos.
“Suplementos vitamínicos são recomendados pelo médico para garantir que o corpo receba todas as vitaminas e minerais necessários. Além disso, é fundamental seguir todas as recomendações prescritas para prevenir, por exemplo, a foliculite, que causa coceira e vermelhidão. Mantenha sempre os cuidados pós-transplante”, diz Maria Carolina.
Além dos cuidados citados pela profissional, ela selecionou mais alguns que são indispensáveis no pós-operatório, são eles:
Cuidados que devem ser tomados após o implante
Dormir na posição em que a área tratada não entre em contato com a almofada;
Evitar a exposição solar ou chuva durante 30 dias
Evitar a frequência de piscinas com cloro período de 30 dias
Evitar o mergulho em mar aberto ao longo de 30 dias
Não praticar exercício físico durante os primeiros sete dias
Não utilizar qualquer tipo de capacete ou boné nas duas primeiras semanas
Ganhos para a saúde mental
Um dos principais ganhos com a técnica é o aumento na autoestima dos homens. “Recuperar o cabelo perdido não apenas melhora a aparência física, mas também pode ter um impacto profundo na confiança e bem-estar emocional. Muitos homens relatam uma sensação de juventude e vigor após o transplante, o que interfere positivamente em diversos aspectos de suas vidas”, finaliza a profissional.