Quais são os riscos de se exercitar apenas nos finais de semana?

Esforços intensos em um curto espaço de tempo podem causar impacto negativo

Os “atletas de final de semana” são, de acordo com a pesquisa,  pessoas que se exercitam entre 1 a 2 dias. Entenda os riscos – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Os “atletas de final de semana” são, de acordo com a pesquisa,  pessoas que se exercitam entre 1 a 2 dias. Entenda os riscos – iStock/Getty Images

Não importa o dia da semana em que se exercita, a atividade física reúne benefícios para a saúde do coração. Um estudo realizado com 90 mil pessoas de meia idade, realizado na Universidade de Leeds, no Reino Unido, concluiu que a incidência de problemas cardíacos era menor entre aqueles que praticavam exercícios físicos regularmente, incluindo os que concentravam a atividade física nos finais de semana.

Por outro lado, outras pesquisas destacam os riscos potenciais para quem só faz exercícios no final de semana. Isso porque a pessoa pode forçar seu corpo a realizar esforços intensos em um curto espaço de tempo, o que pode causar um impacto negativo, especialmente quando há estresse físico extremo.

Essas preocupações são confirmadas por incidentes de indivíduos que tiveram uma parada cardíaca durante partidas amadoras de futebol, longas pedaladas ou corridas.

Além disso, o professor alerta para o erro de acreditar que apenas se exercitar intensamente nos finais de semana seja suficiente para evitar doenças cardíacas.

Ele afirma que essa é o mínimo necessário para manter a saúde do coração e, para obter benefícios reais, é necessário praticar exercícios físicos com maior frequência e intensidade.

Eu sou um “atletas de final de semana”?

Os “atletas de final de semana” são, de acordo com a pesquisa, as pessoas que realizam a maior parte de seus exercícios físicos durante 1-2 dias, normalmente aos sábados e domingos.

Esse grupo, que se exercita intensamente nos finais de semana, formou mais de 37 mil participantes do estudo, mostrando a prevalência dessa tendência de condensar a prática de exercícios físicos em menos dias.

No entanto, é importante notar que a escala de atividade física usada no estudo, chamada de MET (equivalente metabólico de tarefa, na sigla em inglês), inclui atividades rotineiras como lavar pratos, varrer e aspirar a casa como forma de exercício moderado.

Por que se exercitar mais que o equivalente a um fim de semana?

Ainda de acordo com Swoboda, as conclusões do estudo não se aplicam a exercícios mais intensos. Assim, para aqueles que têm a oportunidade de ir de bicicleta para o trabalho durante a semana ou ir nadar, por exemplo, é muito importante que aproveitem. Quanto mais exercício, melhor para a sua saúde.

A recomendação de praticar 150 minutos de atividade física por semana ainda continua sendo válida e extremamente importante para a manutenção da saúde do coração.

O estudo deixa claro que qualquer exercício físico, independentemente de quando seja feito, é benéfico para o coração. No entanto, a mensagem principal é a de que o sedentarismo é prejudicial para a saúde. Portanto, o ideal é praticar exercícios físicos com regularidade e intensidade, seja durante a semana ou aos finais de semana.