Qual é a importância da vitamina B12 e o que causa ter deficiência dela
Entenda a importância da vitamina B12, as consequências da sua deficiência e em quais alimentos encontrar o nutriente
Vários equívocos cercam a deficiência de vitamina B12, muitos acreditando que apenas vegetarianos e veganos são afetados.
No entanto, qualquer pessoa, independente da faixa etária, pode apresentar níveis baixos de vitamina B12 e começar a experimentar sintomas neurológicos. Isso ocorre por causa de problemas na composição da dieta ou na absorção de nutrientes.
Qual é a importância da vitamina B12?
A vitamina B12, ou cobalamina, é um componente do complexo B de vital importância para a produção de glóbulos vermelhos, função cerebral e sistema nervoso.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
Além disso, juntamente com a vitamina B9, ajuda no desenvolvimento e maturação das células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio no nosso corpo. Portanto, a deficiência de vitamina B12 pode favorecer o desenvolvimento de certos tipos de anemia.
A quantidade necessária para manter níveis adequados no sangue pode variar dependendo da capacidade individual de absorção, mas a deficiência dessa vitamina pode desencadear sérios problemas de saúde com sintomas se manifestando gradualmente.
Afinal, o que causa a deficiência da vitamina?
A vitamina B12 é produzida por bactérias presentes em solo orgânico e no intestino de animais. Como as plantas não necessitam dessa vitamina, não a absorvem, portanto, tanto vegetarianos quanto não vegetarianos podem sofrer com a falta dessa vitamina.
Além disso, problemas de absorção no organismo podem levar à deficiência de vitamina B12, mesmo que a quantidade adequada dos alimentos fornecedores desse nutriente seja consumida.
Doenças específicas e o uso de certos medicamentos também podem prejudicar a absorção adequada da vitamina.
Especialistas já esclareceram que a deficiência não está ligada apenas à restrição alimentar de carnes, ovos e leite, mas também ao uso de adubos químicos.
Inclusive, a prática de confinar animais em locais fechados também contribui para a deficiência já que impede que os animais consumam diretamente do solo.
11 sinais que indicam a falta de vitamina B12
- Fadiga constante;
- Fraqueza muscular;
- Tontura;
- Falhas de memória;
- Alterações na função intestinal;
- Mudanças de humor;
- Perda de peso repentina;
- Icterícia;
- Despigmentação da pele;
- Pequenas fissuras nos cantos da boca;
- Sensação de queimação na língua.
Se detectados esses sintomas, portanto, é importante procurar um profissional de saúde para exames específicos.
Contudo, vale ressaltar que, em muitos casos, o baixo nível da vitamina pode permanecer sem sintomas até um exame de rotina detectá-lo.
Em quais alimentos encontrar a vitamina B12?
As principais fontes de vitamina B12 são os alimentos de origem animal, como carne vermelha, aves, peixes, ovos, tofu, leite e derivados. Isso se deve à presença de bactérias no solo que liberam B12 ao serem degradadas pelo sistema digestório dos animais.
Adicionalmente, alguns cereais fortificados também podem contribuir com o aporte diário necessário da vitamina.
Suplementação como solução
A suplementação de vitamina B12 é uma forma eficaz de tratar a deficiência e deve ser realizada conforme indicação de um profissional de saúde qualificado. Normalmente, é indicada quando os valores nos exames estão abaixo de 200 pg/ml.
Geralmente, os médicos receitam a administração de 1.000 a 2.000 mcg da vitamina por dia. Em casos mais graves, a pessoa pode precisar usar a suplementação por toda a vida, se a causa não estiver solucionada.
Vale destacar a importância de não se automedicar, pois o excesso de vitamina pode causar efeitos colaterais indesejados.
Cada indivíduo tem necessidades diferentes, então somente um profissional da saúde pode fazer um diagnóstico preciso e fornecer uma prescrição adequada de suplementação.