Qual tipo de exercícios dá resultado mais rápido? A ciência explica
Não é preciso passar horas na academia para fortalecer os músculos. É o que explica estudo sobre o tema
Não é preciso passar horas na academia para fortalecer os músculos. Se concentrar nos exercícios certos pode fazer a diferença mesmo que eles sejam limitados em termos de repetições, técnica e tempo. Ao menos é o que aponta pesquisa publicada no Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada.
De acordo com os pesquisadores, podemos ser muito mais eficientes no tempo em que passamos nos exercitando ao focar nas contrações musculares excêntricas. E o principal: ver resultados significativos.
Tipos de exercícios que dão melhores resultados
O exercício excêntrico se define por qualquer atividade em que você alonga os músculos sob resistência, como por exemplo ao baixar os halteres de maneira controlada depois de levantá-los.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
Por outro lado, quando levantamos um peso, estamos contraindo os músculos do braço. A esse movimento chamamos exercício concêntrico.
Outro ponto destacado pelo estudo mostra que estender os músculos é, em muitos aspectos, a parte mais eficaz do exercício.
Para chegar aos resultados apresentados, o estudo analisou quatro grupos de pessoas: 14 pessoas fazendo exercícios concêntricos, 14 fazendo exercícios excêntricos, 14 fazendo exercícios concêntricos-excêntricos e 11 não fazendo nenhum exercício. As pessoas fizeram as rotinas de exercícios duas vezes por semana durante cinco semanas com 3 séries de 10 repetições.
Um dos autores do estudo, Ken Nosaka, acrescentou ainda que as pessoas devem entender que o treinamento com foco excêntrico pode permitir melhor otimização do tempo com eficiência. “Com uma pequena quantidade de exercícios diários necessários para ver os resultados, as pessoas não precisam necessariamente ir à academia, mas podem incorporar exercícios excêntricos em sua rotina diária”, define o especialista.