Qualidade do seu sangue define o seu desempenho sexual; entenda

Hábitos cotidianos podem prejudicar a qualidade do sangue e, consequentemente, o seu desempenho sexual

Hábitos cotidianos podem prejudicar a qualidade do sangue e, consequentemente, o seu desempenho sexual – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Hábitos cotidianos podem prejudicar a qualidade do sangue e, consequentemente, o seu desempenho sexual – iStock/Getty Images

Fluxo, consistência e conteúdo do sangue: esses são os três elementos que vão definir o seu desempenho sexual. Ao menos é o que acredita a médica norte-americana Florence Comite, professora da Universidade de Yale, em Nova York (EUA).

De acordo com o estudo liderado pela especialista, fatores como excesso de açúcar, colesterol e ferro na corrente sanguínea pode estreitar os vasos, o que dificulta o caminho do sangue até o pênis ou à vagina.

O que isso significa?

Na prática, para os homens, essa conjunção de fatores pode atrapalhar as ereções ou deixá-las inconsistentes. Enquanto para as mulheres (e também para os homens), a má qualidade sanguínea pode contribuir para um ‘esfriamento’ da líbido.

Além disso, de acordo com a média, a pressão alta também pode diminuir os níveis de óxido nítrico, substância que funciona como um dilatador e age sobre as células das paredes dos vasos sanguíneos, causando o relaxamento do músculo liso e dificultando o orgasmo.

O que fazer?

Não se desespere. Segundo Comite, a maioria desses problemas é reversível com algumas mudanças simples na dieta.

Ela destaca ainda que alguns cuidados na dieta podem contribuir para a manutenção saudável da corrente sanguínea, como, por exemplo, evitar carne vermelha. O excesso de ferro pode levar à disfunção erétil e à falta de menstruação nas mulheres.

Doces e bebidas açucaradas restringem a capacidade do sangue chegar ao pênis para formar uma ereção. Isso porque os níveis elevados de açúcar no sangue danificam nervos e vasos sanguíneos e também engrossam o sangue.

Por outro lado, comer alimentos ricos em zinco, como feijão, frutas vermelhas ricas em flavonoides e peixes oleosos cheios de vitamina B6 pode ajudar a limpar as artérias e otimizar o fluxo sanguíneo.