Quando a pressão alta é preocupante?

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão

A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora muitas pessoas possam viver com a pressão arterial elevada sem apresentar sintomas, em alguns casos a condição pode ser preocupante e exigir tratamento imediato.

O que é pressão alta?

A pressão arterial alta ocorre quando a força do sangue nas artérias é maior do que o normal. É medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é expressa em dois números, como 120/80. O primeiro número é a pressão sistólica, que indica a pressão quando o coração está batendo. O segundo número é a pressão diastólica, que indica a pressão quando o coração está em repouso.

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a condição é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

A pressão alta ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14X9)
Créditos: GlobalStock/istock
A pressão alta ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14X9)

Qual a pressão arterial adequada?

A pressão arterial pode variar de acordo com a idade e com o sexo. Os valores adequados são:

Mulheres

  • 20 anos: 11×7
  • 30 a 40 anos: 12×8
  • 50 a 60 anos: 14×8

Homens

  • 20 anos: 12×7
  • 30 a 40 anos: 12×8
  • 50 a 60 anos: 14×8

O que a gente sente quando a pressão está alta?

Muitas pessoas com pressão arterial elevada não apresentam sintomas. Os sinais só aparecem quando a pressão está bastante alta. Nesses casos, a condição pode causar dores de cabeça, tonturas, visão turva, palpitações cardíacas, arritmias, náusea e vômito.

Quando a pressão alta é preocupante?

Qualquer valor acima do normal (≥ 140 por 90 mmHg – popularmente fala-se 14×9) é preocupante, pois, a longo prazo, pode levar a lesões, aumentando o risco de AVC, infarto e insuficiência renal.

Valores muito elevados (acima de 18×11) exigem uma atenção imediata para controle. Além disso, se você tem pressão arterial elevada e apresenta sintomas como dor no peito, falta de ar ou confusão, deve procurar atendimento médico imediatamente.

E como prevenir pressão alta?

A orientação do Ministério da Saúde é que pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Já quem já sofre de hipertensão deve de fazê-lo com maior frequência, de acordo com orientação médica. Isso ajuda a prevenir os picos de pressão elevada. Além disso, algumas atitudes para prevenir a pressão arterial elevada incluem:

  • praticar alguma atividade física todos os dias, se possível;
  • adotar uma dieta saudável, com pouca gordura, sal e açúcar e mais por alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras;
  • manter o peso ideal, e evitar a obesidade;
  • reduzir o consumo de álcool;
  • Parar de fumar;
  • gerenciar o estresse com meditação ou outras atividades relaxantes.