Quantos dias é necessário ir à academia para obter resultado?
Entenda por que, de acordo com especialistas, a frequência está diretamente ligada ao ganho muscular durante o treinamento
Estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália, investigou a frequência necessária na academia para o surgimento de resultados. A pesquisa, publicada no European Journal of Applied Physiology, revela que praticar atividades físicas três dias na semana é suficiente para obter ganhos musculares. Os primeiros sinais de mudança acontecem após quatro semanas.
Para entender quantos dias é necessário ir à academia, os pesquisadores fizeram um experimento com 26 jovens, que foram divididos dois grupos: metade realizava atividades físicas três vezes por semana, enquanto o outro realizava atividades físicas apenas duas vezes por semana. Ao longo de um mês, eles deveriam realizar exercícios de bíceps de contração por três segundos. Ao fim do período de avaliação, constatou-se que aqueles que se exercitaram três dias por semana aumentaram a força muscular em até 4%. Em contrapartida, os que treinaram apenas duas vezes não obtiveram melhora alguma.
Construção exige frequência
Os resultados mostram o “ponto de inflexão” para obter benefícios significativos com os exercícios, adverte o professor Ken Nosaka, autor principal do estudo. Ele acrescenta.”Os músculos parecem gostar de ser estimulados com mais frequência, especialmente para o pequeno volume de exercícios de fortalecimento muscular”.
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
- Estudo aponta exercícios de isometria para controlar a pressão alta
- Harvard revela qual é o melhor chá para combater gordura localizada
Que outros fatores contribuem para o ganho muscular?
Variáveis como tipo de exercício, intensidade e nutrição também desempenham papel crucial na construção do músculo.
Confira algumas dicas:
- Não existe segredo. Para massa muscular, é preciso seguir uma rotina com atividade física regular e alimentação rica em fontes de proteína. Além disso, as repetições dos exercícios devem ser lentas porque aumenta a efetividade do ganho de massa muscular durante o período de recuperação. Principalmente na fase de contração do músculo;
- Não interrompa o exercício assim que começar a sentir dor ou sensação de queimação. É nesse momento que as fibras brancas do músculo começam a ser rompidas, levando à hipertrofia.
E malhar todos os dias?
Há quem defenda uma frequência diária na academia. Apesar disso, Nosaka, que é especialista em ciência do esporte, lembra que o corpo também precisa descansar. Portanto, a dica é equilibrar esforço e descanso para maximizar os resultados de seu treino e alcançar suas metas de condicionamento físico com sucesso.
Agora você já conhece a chave: exercitar-se três vezes por semana é a medida certa para ganhos musculares. Porém, lembre-se sempre da importância de uma alimentação balanceada e do descanso adequado para potencializar ainda mais seus resultados.