Quatro nutrientes que amenizam os sintomas da asma
De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 16 milhões de brasileiros são diagnosticados com asma. Tosse, chiado no peito e sensação de falta de ar são alguns dos sintomas da doença.
De acordo com o alergista Marcelo Aun, especialista do site ‘Minha Vida’ e médico do Hospital Samaritano, em São Paulo, existem alguns nutrientes que ajudam o sistema respiratório a funcionar melhor. Confira uma seleção de quatro:
• Vitamina D
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- Falta de zinco: aprenda a identificar os sintomas e saiba como tratar a tempo
- Saiba como a falta de vitamina A pode atrapalhar sua rotina
A falta desse componente nos organismos pode contribuir com o aumento da massa muscular nos brônquios, o que torna a respiração difícil. Também é comum a pessoa com asma ser deficiente em vitamina D, já que o uso de corticoides para o tratamento da doença pode diminuir os níveis desse nutriente. Cenoura, ovo e óleo de fígado de bacalhau são alguns exemplos.
• Vitamina C
A suplemento alimentar pode melhorar a respiração de crianças com sintomas moderados de asma. Boas fontes de vitaminas C são acerola, laranja, limão e kiwi.
• Ômega 3
A ingestão de ômega 3 inibe a produção de prostaglandinas, uma substância broncoconstritora associada a alergias respiratórias. O nutriente combate as inflamações e melhora a função respiratória. Peixes, canola, linhaça e chia são boas fontes de ômega 3.
• Magnésio
O nutriente promove o relaxamento muscular em períodos de crise de asma. Oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, frutos do mar, vegetais e folhas verdes escuras são boas fontes desse nutriente.
Leia a matéria completa.