Raul Gil fala sobre problema no coração; saiba sobre arritmia cardíaca

Em entrevista ao TV Fama, o apresentador revelou detalhes sobre sua internação em setembro. "Tenho medo de sofrer"

Por: Redação

Raul Gil falou na última terça-feira, 29, em entrevista ao programa “TV Fama”, da Rede TV!, sobre o seu quadro de arritmia cardíaca e o que pensa sobre a morte. O apresentador revelou que foi internado, em setembro deste ano, para tratar o problema e “rezou muito” para se recuperar.

“Arritmia é uma coisa que eu acho que 90% das pessoas têm e não sabem. Quando descobrem, tem que se cuidar. Eu fiz 20 e poucos exames e saíram todos maravilhosos, inclusive pela minha idade. Próstata, sangue, diabete, essas ‘cosaiadas’ todas”, disse Raul Gil, que tem 81 anos.

Crédito: DivulgaçãoEm entrevista ao TV Fama, o apresentador Raul Gil revelou detalhes sobre sua internação em setembro

O apresentador do SBT  também falou sobre os cuidados com a doença e afirmou não ter medo de morrer: “Não, isso é normal. Eu já tinha há muitos anos, mas eu não sabia. Agora eu minha esposa estamos cuidando. Você sabe que todos nós temos um final e quando chega o final da gente, a gente tem que aceitar. Eu não tenho medo de morrer, eu tenho medo de sofrer”.

Problema comum

A arritmia é um problema comum. Calcula-se que 5% da população mundial tenha arritmia, mas boa parte é assintomática –não percebe os sintomas. Por ano, o Brasil registra 2 milhões de casos da doença.

As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Elas são classificas de vários tipos: taquicardia (quando o coração bate rápido demais); bradicardia (as batidas são muito lentas), e casos em que o coração pulsa com irregularidade (descompasso), sendo sua pior consequência a morte súbita.

Crédito: Erdikocak/iStockA arritmia cardíaca é um problema comum e afeta 5% da população mundial

De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), as arritmias podem ser benignas, mas também podem apresentar alta malignidade. Algumas podem causar falta de ar, dor no peito, desmaios e até morte súbita.

Normalmente, as arritmias cardíacas que ocorrem em pacientes que já apresentam problemas cardíacos, como infarto, cirurgias prévias, insuficiência cardíaca, são de maior risco aos pacientes quando não diagnosticada e tratada corretamente, a arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca, doenças no coração e a morte súbita.

Em alguns casos a doença não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter:

  • Dores no peito
  • Desmaio ou tontura
  • Palpitações ou ritmo cardíaco lento
  • Falta de ar

O tratamento varia. se necessário, inclui medicamentos antiarrítmicos, procedimentos médicos, dispositivos implantáveis e até cirurgia.

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …