Refrigerante e suco artificial aumentam risco de câncer e doenças hepáticas
Consumo de bebidas açucaradas está estatisticamente associado a doenças graves

O consumo de bebidas açucaradas está estatisticamente associado ao surgimento de doenças hepáticas e câncer, indica estudo recente publicado na revista Jama Network Open. Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou dados de um total de 98.786 mulheres.Para entender os efeitos dessas bebidas, o estudo envolveu 40 ensaios clínicos entre 1993 e 1998. Além disso, todas as mulheres envolvidas nos dados tinham entre 50 e 79 anos na época dos testes.
Na primeira etapa do experimento, os pesquisadores pediram para as voluntárias relatarem sua ingestão habitual de bebidas açucaradas, refrigerantes regulares e sucos de frutas.
A pesquisa tinha como objetivo analisar os hábitos de consumo dos participantes do estudo. Eles precisavam declarar se “nunca” tomavam as bebidas ou registrar quantas bebidas de cada uma consumiriam em um dia.
- Preços dos remédios podem aumentar até 5,06%; entenda o motivo
- Serasa Experian oferece bolsas de estudo para jovens da zona leste de SP
- Problema cardíaco oculto pode estar encolhendo seu cérebro
- 4 fatos inusitados sobre a Tailândia que vão atiçar seu desejo de viagem
Consumo de refrigerante e suco está ligado ao surgimento de câncer
Segundo os resultados, cerca de 6,8% (6.692) das participantes relataram consumir uma ou mais bebidas açucaradas por dia. Enquanto isso, 13,1% (8.506) bebiam uma ou mais bebidas com sabor artificial todos os dias.
A equipe de pesquisa descobriu que, em uma média de 20,9 anos de acompanhamento, 207 pessoas apresentaram câncer de fígado. Na análise, houve 148 casos de morte relacionados à doença hepática crônica entre as participantes.
No entanto, os autores declararam que as evidências para as associações entre dieta e mortalidade por doença hepática crônica são limitadas. Eles afirmaram que mais estudos são necessários para confirmar essas descobertas e identificar as interações que ocorrem.