Refrigerante está associado a efeito colateral bizarro, diz pesquisa

Estudo chinês observou efeitos do consumo de refrigerante sob uma perspectiva inédita; confira

Associado a doenças como diabetes e câncer, consumo regular de refrigerante pode ter efeito colateral inesperado para os homens – iStock/Getty Images
Créditos: Alexlukin
Associado a doenças como diabetes e câncer, consumo regular de refrigerante pode ter efeito colateral inesperado para os homens – iStock/Getty Images

Entre os muitos efeitos colaterais provocados pelo refrigerante, pesquisadores chineses descobriram que os malefícios da bebida podem ir além de apenas um quilinhos a mais na balança.

De acordo com o teste realizado em camundongos machos, o refrigerante pode aumentar os níveis de testosterona, que consequentemente leva a um amento no tamanho dos testículos. Ao todo, o experimento analisou os efeitos das bebidas gaseificadas em mais de 100 animais por 15 dias.

Com foi feito o experimento?

Alguns dos animais foram mantidos em gaiolas com Coca-Cola e outros com Pepsi – em diferentes níveis de concentração. E um grupo separado de camundongos foi usado como controle e recebeu água pura.

A massa dos testículos dos camundongos foi significativamente maior nos grupos que beberam Coca-Cola e altas concentrações de Pepsi do que no grupo controle. Além disso, concluiu-se também que os camundongos que receberam Coca-Cola pura e Pepsi também apresentaram níveis mais altos do hormônio masculino do que o grupo de controle.

“Os resultados demonstraram que uma alta dose de Pepsi ou Coca-Cola pode promover o crescimento e desenvolvimento dos testículos”, detalharam os autores do estudo publicado na revista Acta Endocrinol

Apesar disso, a pesquisa não obteve uma conclusão definitiva sobre os efeitos a longo prazo das bebidas gaseificadas na massa testicular e na produção de testosterona.

Outros efeitos colaterais dos refrigerantes

Além do aumento do risco de várias doenças como obesidade, diabetes e câncer, o consumo regular de refrigerante  está diretamente vinculado à saúde dos órgãos sexuais. Isso porque estudos anteriores também já apontaram para um efeito negativo na fertilidade feminina. Em teste com camundongos, foi observado que a bebida encolhe o tamanho de ovários.