Refrigerante: o risco que você corre se tomá-lo diariamente

Muitas pessoas consomem refrigerantes diariamente sem estar plenamente conscientes do impacto que essa escolha pode ter em seu organismo

Muitas pessoas consomem refrigerantes diariamente sem estar plenamente conscientes do impacto que essa escolha pode ter em seu organismo – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Muitas pessoas consomem refrigerantes diariamente sem estar plenamente conscientes do impacto que essa escolha pode ter em seu organismo – iStock/Getty Images

Estudos sobre as consequências provocadas pelo consumo excessivo de refrigerante indicam que centenas de milhares de pessoas morrem todos os anos em virtude de complicações causadas pela bebida.

O elevado teor de açúcar, de acordo com especialistas, é uma das principais preocupações associadas ao consumo diário de refrigerante. Isso porque, quando consumida exageradamente, essas bebidas podem desencadear uma série de problemas de saúde como ganho de peso, obesidade de desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Além disso, estudos têm observado que o consumo frequente de refrigerante está relacionado a um maior risco de desenvolvimento de diversas condições metabólicas. Não por acaso, bebidas açucaradas estão associadas a um aumento de 85% no risco de câncer de fígado e um incremento de 68% na mortalidade por doença hepática crônica, conhecida como cirrose

Refrigerante zero ou diet também preocupam especialistas

Ao contrário do que se imagina, a presença de adoçantes artificiais não diminui os riscos proporcionados pelo consumo excessivo de refrigerante. Ainda que contenham menos calorias, pesquisas recentes suscitam preocupações sobre eventuais efeitos negativos dessas substâncias.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que está reavaliando os possíveis efeitos cancerígenos do aspartame, um adoçante amplamente utilizado em refrigerantes.

Saúde bucal

Outro ponto que chama a a atenção de especialistas é quanto às consequências prejudiciais para a saúde bucal. Uma vez que os refrigerantes são altamente ácidos e podem contribuir para o desgaste do esmalte dentário, aumentando o risco de cáries e outros problemas dentários.

Apesar de todos os indicativos, é importante destacar que os efeitos do consumo diário de refrigerante podem variar de pessoa para pessoa.

No entanto, é fundamental que todos estejam cientes dos potenciais impactos negativos dessas bebidas e considerem reduzir o seu consumo em prol de uma saúde melhor. Optar por alternativas mais saudáveis, como água ou sucos naturais, pode ser uma escolha inteligente para preservar a saúde a longo prazo.