Reino Unido aprova vacina da Pfizer e anuncia vacinação para próxima semana
O primeiro lote de vacinação terá 10 milhões de doses
A vacina está próxima! Pelo menos, dos britânicos. Isso porque o Reino Unido aprovou, nesta quarta-feira, 2, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, e anunciou que irá começar a imunizar a população a partir da semana que vem. O primeiro lote que será disponibilizado pelo NHS, serviço público de saúde britânico, contará com 10 milhões de doses.
Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais da saúde. Idosos e pessoas vivendo em casas de repouso, incluindo funcionários, também estão previstos para as primeiras doses da vacina no Reino Unido. Por causa das condições de armazenamento da vacina – que precisa ser mantida a -70°C – as campanhas de vacinação serão feitas em hospitais.
Quem fez o anúncio foi o ministro da Saúde, Matt Hancock, que classificou a notícia como “fantástica”. “No início da próxima semana, começaremos um programa de vacinação de pessoas contra covid-19 aqui neste país”, disse ele à rede Sky News.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que a aprovação da vacina vai resgatar vidas e a economia do país – que tem 59.148 mortes pela Covid-19, o maior número da Europa. “É a proteção das vacinas que vai finalmente nos trazer de volta às nossas vidas e fazer a economia andar novamente”, escreveu o premiê britânico na rede social Twitter.
Na terça-feira, dia 1º, a Pfizer pediu autorização para uso de sua vacina contra a Covid-19 na Europa. A decisão deve sair até 29 de dezembro.
No Brasil, a vacinação contra a covid-19 será feita em quatro fases, e ainda não tem data para começar. Confira aqui.